terça-feira, 25 de setembro de 2012

ACONTECEU NO CRL EM 2012

MOMENTOS INESQUECÍVEIS ACONTECEM NO CRL QUE FAZEM PARTE DO CRESCIMENTO COGNITIVO DA CRIANÇA
- "Aprender e Ser Feliz, Isso que Importa"!
FEVEREIRO
ADAPTAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL FINALIZOU COM UM BAILE à FANTASIA.
CRL AÇÃO
O CRL EM PARCERIA COM A CAGECE PROMOVEU CURSO DE ARTESANATO DE PAPEL. O LIXO VIRA LUXO - COLARES DE PAPEL JORNAL E REVISTAS, TRAZEM QUALIFICAÇÃO PARA UMA RENDA EXTRA FAMILIAR. O ARTESANATO RECICLADO
MARÇO
A EDUCAÇÃO INFANTIL GANHOU BRINQUEDOS NOVOS
o
O TEATRO VEM À ESCOLA - COMPANHIA DE TEATRO DE BONECOS DE BIA MARQUES E TEATRO DE BONECOS DA A CAGECE VEM AO CRL POR OCASIÃO DO DIA INTERNACIONAL DA ÁGUA 22 DE MARÇO - ÁGUA SE NÃO CUIDAR IRÁ FALTAR!
ABRIL - MÊS DA LITERATURA INFANTIL - ANIVERSÁRIO DE FORTALEZA
OS ALUNOS DO CRL COM MUITA INTREPIDEZ HOMENAGEIAM O GRANDE MONTEIRO LOBATO PELO LEGADO QUE DEIXOU A LITERATURA INFANTIL, À FANTASIA E À INFÂNCIA.
ANIVERSÁRIO DO ALUNO MATHEUS ROCHA - 30/04/2012
MAIO
UMA DAS MAIORES E SINGELAS DATAS DESSE MÊS: DIA DAS MÃES
TEMA DO ANO: MÃE TEU NOME É MÚSICA AOS MEUS OUVIDOS
JUNHO
PROJETO SUSTENTABILIDADE EM AÇÃO
O CRL HOMENAGEIA 100 DE LUIZ GONZAGA E COM MUITA ALEGRIA AS CRIANÇAS INTERPRETAM SUAS POESIAS MUSICALIZADAS.
JULHO
PROGRAMAÇÃO DE FÉRIAS CRL
FORAM DIAS DE ALEGRIA, DESCONTRAÇÃO, ENCANTAMENTO, DIVERSÃO E MUITAS TROCAS ENTRE AS CRIANÇAS E PROFESSORAS.
AGOSTO
É O MÊS DO PAPAI.
E COM MUITO CARINHO O CRL REPETE A DINÂMICA DE ENTRELAÇAR O DIA DOS PAIS COM O FOLCLORE.
TEMA: PAPAI VEM BRINCAR COMIGO
TUDO OCORREU EM CLIMA DE DESCONTRAÇÃO, BRINCADEIRAS FOLCLÓRICAS COM OS PAIS E FILHOS. E NO FINAL AS CRIANÇAS ENTREGARAM AO PAI OU A QUEM FAZ A FUNÇÃO PATERNA UMA OBRA DE ARTE FEITA POR ELAS MESMA. UMA TELA ARTÍSTICA.
SETEMBRO
NÓS CONTAMOS A HISTÓRIA - 7 DE SETEMBRO
DIA DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

domingo, 23 de setembro de 2012

100 ANOS DE JORGE AMADO

A vida me deu mais do que pedi e mereci. Não me falta nada.
Jorge Amado nasceu a 10 de agosto de 1912, na fazenda Auricídia, distrito de Ferradas, município de Itabuna, sul do Estado da Bahia. Filho do fazendeiro de cacau João Amado de Faria e de Eulália Leal Amado.
Com um ano de idade, foi para Ilhéus, onde passou a infância. Já em Salvador, fez os estudos secundários no Colégio Antônio Vieira e no Ginásio Ipiranga. Neste período, começou a trabalhar em jornais e a participar da vida literária local, sendo um dos fundadores da Academia dos Rebeldes.
Publicou seu primeiro romance, O País do Carnaval, em 1931. Casou-se em 1933, com Matilde Garcia Rosa, com quem teve uma filha, Lila. Nesse ano publicou seu segundo romance, Cacau.
Formou-se pela Faculdade Nacional de Direito, no Rio de Janeiro, em 1935. Militante comunista, Jorge foi obrigado a exilar-se na Argentina e no Uruguai entre 1941 e 1942, período em que fez longa viagem pela América Latina. Ao voltar, em 1944, separou-se de Matilde Garcia Rosa.
Em 1945, foi eleito membro da Assembléia Nacional Constituinte, na legenda do Partido Comunista Brasileiro (PCB), tendo sido o deputado federal mais votado do Estado de São Paulo. Jorge Amado foi o autor da lei (que continua em vigor até hoje) que assegura o direito à liberdade de culto religioso. Nesse mesmo ano, casou-se com Zélia Gattai. Em 1947, ano do nascimento de João Jorge, seu primeiro filho com Zélia, o PCB foi declarado ilegal e seus membros perseguidos e presos. Jorge teve que se exilar com a família na França, onde ficou até 1950, quando foi expulso. Em 1949, morreu no Rio de Janeiro sua filha Lila. Entre 1950 e 1952, viveu em Praga, onde nasceu sua filha Paloma.
Retornando ao Brasil em 1955, ele se afastou da militância política, embora tenha continuado nos quadros do Partido Comunista. Dedicou-se, a partir de então, inteiramente à literatura. Em 6 de abril de 1961, foi convidado para a cadeira de número 23, da Academia Brasileira de Letras, que tem por patrono José de Alencar, e por primeiro ocupante, Machado de Assis.
A obra literária de Jorge Amado conheceu inúmeras adaptações para cinema, teatro e televisão, além de ter sido tema de escolas de samba em várias partes do Brasil. Seus livros foram traduzidos em 49 idiomas, existindo também exemplares em braile e em formato de áudio-livro.
O romancista morreu em Salvador, no dia 6 de agosto de 2001. Seu corpo foi cremado e suas cinzas enterradas no jardim de sua residência, na Rua Alagoinhas, no boêmio bairro do Rio Vermelho, no dia em que completaria 89 anos.
A obra de Jorge Amado recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais, entre os quais se destacam: Stalin da Paz (União Soviética, 1951), Latinidade (França, 1971), Nonino (Itália, 1982), Dimitrov (Bulgária, 1989), Pablo Neruda (Rússia, 1989), Etruria de Literatura (Itália, 1989), Cino Del Duca (França, 1990), Mediterrâneo (Itália, 1990), Vitaliano Brancatti (Itália, 1995), Luis de Camões (Brasil, Portugal, 1995), Jabuti (Brasil, 1959, 1995) e Ministério da Cultura (Brasil, 1997).
Recebeu títulos de Comendador e de Grande Oficial, nas ordens da Venezuela, França, Espanha, Portugal, Chile e Argentina, além de ter sido feito Doutor Honoris Causa em 10 universidades, no Brasil, Itália, França, Portugal e Israel. O título de Doutor pela Sorbonne, na França, foi o último que recebeu pessoalmente, em 1998, em sua última viagem a Paris, quando já estava doente. O escritor tinha um carinho especial pelo título de Obá, posto civil que exercia no Ilê Axé Opô Afonjá, na Bahia
Obras de Jorge Amado:
O País do Carnaval, romance (1930)
Cacau, romance (1933)
Suor, romance (1934)
Jubiabá, romance (1935)
Mar morto, romance (1936)
Capitães da areia, romance (1937)
A estrada do mar, poesia (1938)
ABC de Castro Alves, biografia (1941)
O cavaleiro da esperança, biografia (1942)
Terras do Sem-Fim, romance (1943)
São Jorge dos Ilhéus, romance (1944)
Bahia de Todos os Santos, guia (1945)
Seara vermelha, romance (1946)
O amor do soldado, teatro (1947)
O mundo da paz, viagens (1951)
Os subterrâneos da liberdade, romance (1954)
Gabriela, cravo e canela, romance (1958)
A morte e a morte de Quincas Berro d'Água, romance (1961)
Os velhos marinheiros ou o capitão de longo curso, romance (1961)
Os pastores da noite, romance (1964)
O Compadre de Ogum,romance (1964)
Dona Flor e Seus Dois Maridos, romance (1966)
Tenda dos milagres, romance (1969)
Teresa Batista cansada de guerra, romance (1972)
O gato Malhado e a andorinha Sinhá, historieta infanto-juvenil (1976)
Tieta do Agreste, romance (1977)
Farda, fardão, camisola de dormir, romance (1979)
Do recente milagre dos pássaros, contos (1979)
O menino grapiúna, memórias (1982)
A bola e o goleiro, literatura infantil (1984)
Tocaia grande, romance (1984)
O sumiço da santa, romance (1988)
Navegação de cabotagem, memórias (1992)
A descoberta da América pelos turcos, romance (1994)
O milagre dos pássaros, fábula (1997)
Hora da Guerra, crônicas (2008)

sábado, 22 de setembro de 2012

HISTÓRICO DO DIA DAS CRIANÇAS NO BRASIL E NO MUNDO

A comemoração do dia da criança no Brasil nasceu da ideia do deputado federal Galdino do Valle Filho, na década de 20, onde foi escolhido o dia 12 de outubro para comemorar a data.
Porém, em 1960, a fábrica de brinquedos Estrela fez uma promoção junto com a Johnson & Johnson, para lançar a semana do bebê robusto, onde cobriu suas metas de vendas de brinquedos e, a partir daí passou-se a comemorar o dia das crianças com muitos presentes.
Mas essa comemoração não é feita mundialmente, na mesma data.
A maioria dos países faz a comemoração segundo a ONU - Organização das Nações Unidas, tendo como o dia de todas as crianças do mundo o dia 20 de novembro, data marcada pela aprovação da Declaração dos Direitos das Crianças, onde todas elas, independente de raça, credo, cor ou sexo têm direito a receber afeto, amor, compreensão, alimentação, cuidados com a saúde, educação gratuita e contra toda forma de exploração das mesmas.
Na Índia a comemoração acontece em 14 de novembro, aniversário de Jawaharlal Nehru, primeiro-ministro da Índia, quando ela se tornou independente do Reino Unido.
Em Portugal e Moçambique no dia 1º de junho.
Na Nova Zelândia, o Dia da Criança é sempre o último domingo de outubro. A cada ano, as crianças escolhem um animal nativo do país para homenagear.
No Japão a comemoração possui algumas curiosidades. Para os meninos a data se dá no dia 05 de maio, o Tango no Sekku (Dia dos Meninos). Nessa data, as famílias exibem capacetes de guerra tradicionais, para que as crianças cresçam fortes e saudáveis. Come-se bolo de arroz recheado de feijões vermelhos e enrolado em folhas de carvalho e bolo de arroz enrolado com folhas de bambu. Já para as meninas, a comemoração é feita no dia 03 de março através das tradicionais festas das bonecas, conhecidas como "Hina Matsuri". As famílias com filhas, organizam exposições de bonecas, que representam a antiga corte imperial.
Fonte: Jussara de Barros - Graduada em Pedagogia Equipe Brasil Escola
OS MANDAMENTOS DAS CRIANÇAS
01- Não me estrague. eu sei que não devo ter tudo o que peço, e, muitas vezes, só estou experimentando você.
02- Não me corrija na frente de estranhos, se quer algum resultado. Aprenderei mais se você me orientar em particular.
03- Seja firme comigo, eu prefiro assim, pois faz com que eu me sinta mais seguro.
04- Nunca se esqueça de que muitas vezes eu não posso me expressar como quero. É por isso que eu não sou sempre preciso no que falo.
05- Não me diga que meus medos são bobos. Para mim eles são reais, e você poderia tranqüilizar-me, tentando entendê-los.
06- Não teste muito minha honestidade, às vezes sou tentado a mentir.
07- Não me deixe adquirir maus hábitos, pois dependo de você para distingui-los.
08- Não me proteja das conseqüências dos meus atos; às vezes preciso aprender pelos caminhos mais ásperos.
09- Não pense que seria rebaixar-se pedir desculpas a mim; desculpas sinceras tornam-se surpreendentementes afetuosas.
10- Não me faça sentir que todos os meus atos são errados. Isso confundirá meu senso de valores.
11- Nunca me diga que você é perfeito. Ficarei muito decepcionado quando descobrir que você não o é.
12- Não seja inconsistente, pois isto me confunde.
13- Não leve muito a sério minhas pequenas dores; às vezes necessito delas para obter a atenção de que preciso.
14- Não me ignore quando faço perguntas. Se você me ignorar, procurarei as respostas em outro lugar.
15- Não me faça promessas que você não pode cumprir. Isso me deixará muito decepcionado.
16- Nunca se esqueça que gosto de experimentar as coisas por mim mesmo. Não conseguiria prosseguir na vida sem isto!! Por favor, tolere-me!!!
Colaborador: Desconhecido

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Aprender também fora da escola

Lições de casa devem incluir atividades que relacionem os conteúdos disciplinares com questões atuais e com a vida dos estudantes
"A ampliação do conceito de tarefa, com o trânsito entre conteúdos e vida real, é um aprimoramento da Educação." Desde os primeiros anos do Ensino Fundamental até a conclusão da Educação Básica, espera-se que crianças e jovens desenvolvam conhecimentos e habilidades para se comunicar, compreender o mundo, fazer escolhas e desenvolver suas potencialidades.
Esses conteúdos de instrução e formação, adequados à faixa etária de cada etapa escolar, são relacionados sempre que possível à vida e ao contexto dos alunos. Eles podem também ser objeto de atividades mais significativas e estimulantes do que os rotineiros deveres e tarefas de casa, pois é maior o envolvimento dos alunos quando o que se aprende na escola está associado ao que se faz fora dela. Tenho observado iniciativas de professores ou de escolas em que essa prática, muitas vezes articulada ao planejamento do ensino, alcança resultados encorajadores.
Isso ocorre quando se mesclam conteúdos com atualidade, avaliações que verificam as habilidades -- mais do que a retenção de informações -- e atividades extraclasse com contexto real e objetivos claros, como nos exemplos que menciono a seguir. Uma criança no 4º ano pode ajudar a preparar e anotar a lista de compras semanais de sua família, e não somente descrever a mesma gravura que seus colegas descreverão. Junto com seus pais, pode fazer uma tabela dos produtos que faltam ou que estão se esgotando, anotando algumas informações, como sua natureza, a marca ou o tipo de vasilhame e a quantidade. Pode também acompanhar as compras, somando os valores e antecipando o total para não ultrapassar os recursos disponíveis.
No 6º ou 7º ano, pode fazer um mapa de origem e deslocamento de seus familiares ou antepassados e descobrir por que migraram. Um questionário deve ser preparado com antecedência em classe, juntamente com a orientação para as entrevistas. As histórias, depois, são sistematizadas e apresentadas em classe. Já um jovem do 8º ano pode avaliar a relação entre a soma das horas sob o chuveiro e as contas mensais de água e energia e avaliar o impacto do uso de chuveiros e outros equipamentos de maior potência nas contas de sua casa e o peso delas no orçamento doméstico, assim como o custo do gás de cozinha ou do combustível do automóvel. Em classe, pode estudar a demanda de energia no país e das principais fontes energéticas disponíveis, como hidroeletricidade, petróleo e biomassa.
Mais do que nas tradicionais tarefas de casa, os próprios alunos e seus responsáveis podem acompanhar seu progresso nessas atividades, o que já constitui outra razão para adotá-las. Como são realizadas em diferentes circunstâncias, a avaliação delas não tem gabarito único: em sala de aula, as observações individuais são discutidas e sistematizadas para que o aprendido individualmente seja elaborado coletivamente. Por vezes, a lição pode demandar supervisão e atenção contra possíveis riscos. Mas o esforço se justifica por desenvolver a participação com protagonismo, inestimável para o desenvolvimento de cada estudante.
A ampliação do conceito de tarefa, portanto, não se resume à maior eficiência, pois o trânsito de mão dupla entre conteúdos disciplinares e vivência real, entre a experiência de cada um e o aprendizado de todos, é um aprimoramento do sentido da Educação.
Vale questionar por que essa prática não ocorre em toda escola ou com mais frequência. Talvez seja porque, exceto em "estudos do meio" típicos de certas disciplinas, prevaleça a ideia do dever de casa padronizado com respostas prontas, quando parece óbvio que alunos pouco interessados na escola possam se motivar por ações práticas fora dela. Mas as escolas que preveem, em seus projetos político-pedagógicos, o envolvimento de alunos, famílias e professores em atividades contextualizadas e com iniciativa como as citadas passam a atuar como verdadeiras comunidades de aprender.
Luis Carlos de Menezes
É físico e educador da Universidade de São Paulo (USP).

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

INFORMAÇÕES SOBRE A GRIPE

Perguntas Frequentes sobre a Gripe
O que é a gripe? É uma doença respiratória aguda, causada pelo vírus influenza. Quando é que a gripe ocorre? A gripe ocorre, mais frequentemente, nos meses de Inverno e, habitualmente, o pico surge entre Dezembro e Março, no hemisfério norte. Só atinge o hemisfério sul (África e América do Sul) meio ano mais tarde, na época fria local. Admite-se a existência de casos esporádicos de gripe ao longo de todo o ano. Os casos de gripe que aparecem isolados fora do Inverno passam habitualmente sem diagnóstico sendo rotulados de "síndromes gripais". O que é uma epidemia de gripe? Designa-se quando há um aumento não usual do número de casos numa comunidade. Epidemias localizadas são designadas como surtos. E uma pandemia? Quando as epidemias atingem proporções mundiais. Porque é que as pessoas ficam mais infectadas com gripe no Inverno? Quando a temperatura é baixa e na ausência de radiação ultravioleta o vírus sobrevive o tempo suficiente para poder ser transmitido de um pessoa infectada para uma pessoa saudável. No Inverno, existem outros factores facilitadores da transmissão do vírus, tal como, o agrupamento de pessoas em recintos fechados (escolas, lares, meios colectivos de transporte, discoteca). No adulto, quais os sintomas da gripe? No adulto, a gripe manifesta-se por início súbito de mal-estar, febre alta, dor muscular e articular, tosse, arrepios e dor de cabeça. Pode também ocorrer inflamação dos olhos. E nas crianças, os sintomas da gripe são idênticos aos do adulto? Nas crianças, a gripe manifesta-se consoante o grupo etário: prostração (50% das crianças com idade inferior a 4 anos e só 10% no grupo etário dos 5 aos 14 anos). Os sintomas gastrointestinais (náuseas, vómitos, diarreia, dor abdominal) são frequentes e ocorrem em mais de 40% dos casos. A febre tende a ser mais elevada. A otite média pode ser uma complicação frequente no grupo etário do 1 a 3 anos. Como se transmite? Transmite-se por partículas da saliva de uma pessoa infectada, expelidas sobretudo através da respiração, da fala, da tosse e dos espirros. Como se diagnostica a gripe? O diagnóstico tem por base os sintomas típicos: febre, arrepios, dor de cabeça, tosse e dor no corpo. Qual o período de incubação? O período de incubação é, em média, de 2 dias com intervalo de 4 dias. Qual o período de contágio? O período de contágio inicia-se 1 a 2 dias antes e até 5 dias após o início dos sintomas. O período de contágio nas crianças e nos imunodeprimidos pode ter uma duração superior a 1 semana. Como se evita? A gripe pode ser evitada através da vacinação e da redução de contactos com pessoas infectadas. Qual o grau de gravidade da gripe? A gripe apresenta um curto período de incubação e uma elevada taxa de transmissão. A gripe faz com que as pessoas se sintam pior do que com uma constipação. Pode originar doenças com maior gravidade, nomeadamente doenças respiratórias que podem levar ao internamento hospitalar, agravando os riscos de saúde dos idosos, dos asmáticos e de todos os que tenham pouca saúde. Habitualmente benigna, pode ser grave, principalmente para as pessoas idosas ou debilitadas por doenças crónicas. O vírus da gripe não causará necessariamente mortalidade alta, embora para os doentes idosos possa antecipar a morte deles. Contudo, durante uma pandemia, a gripe poderá causar grave doença em indivíduos jovens saudáveis. Quais são as complicações da gripe? Bronquite e pneumonia com bactéria secundária, podendo levar a internamento hospitalar. Em caso de gripe, como proceder? Existem linhas de apoio do Ministério da Saúde: Para adultos, ligue para a Linha Saúde Pública - 808 211 311 Para crianças, ligue para a Linha Saúde 24 - 808 24 24 00 Procurar isolar-se das outras pessoas, de forma a diminuir o contágio. Descansar, ingerir muitos líquidos (água, sumos) e manter a alimentação, comendo o que apetecer mais. Evitar mudanças de temperatura. Não se abafar demasiado. Contactar o médico assistente, se é portador de doença crónica ou prolongada. Tomar medicamento para baixar a febre (paracetamol). Se a dor for intensa também pode tomar analgésicos. O paracetamol também é analgésico. Fazer atmosfera húmida, se tiver tosse. Aplicar soro fisiológico para desentupir/descongestionar o nariz. Pode não ser aconselhável tomar medicamentos que reduzam a tosse. Não tomar antibióticos sem aconselhamento médico, dado serem recomendados apenas para o tratamento de algumas complicações infecciosas da gripe. Grávidas e mães a amamentar só podem tomar paracetamol até contactar o médico assistente. Nas crianças, não dar aspirina sem conselho médico. Durante o período de doença não deverá ser vacinado. As pessoas que vivem sozinhas, especialmente se são idosas, devem pedir a alguém que lhes telefone, 2 vezes por dia, para saber se estão bem. Quais os sintomas da constipação comum? Os sintomas das constipações restringem-se às vias respiratórias superiores: nariz entupido, espirros, olhos húmidos e irritação da garganta. Os sintomas ocorrem de forma gradual e não causam febre alta ou dor no corpo. Quem deve ser vacinado contra a gripe? Indivíduos com 65 e mais anos de idade, principalmente se residirem em instituições Todas as pessoas que sofram de: Doenças crónicas dos pulmões, do coração, dos rins e do fígado Diabetes Outras doenças que causam diminuição da resistência às infecções Não devem vacinar-se as pessoas com alergia aos ovos A vacina contra a gripe é eficaz? É eficaz porque, em 75% das situações, evita o aparecimento da gripe e, em 98% dos casos, diminui a gravidade da doença. A vacina dá protecção a longo prazo? Não, porque o vírus muda constantemente - mudança e flutuação genética - com novas estirpes e variantes a emergirem, pelo que as pessoas não conseguem desenvolver imunidade específica às estirpes individuais que vão aparecendo. Quando deve ser feita a vacinação? Deve ser feita todos os anos, preferencialmente em Outubro, podendo, no entanto, ser administrada durante o Outono/Inverno.