sábado, 7 de julho de 2012
terça-feira, 3 de julho de 2012
QUAL A MELHOR DIVERSÃO PARA CADA IDADE?
Qual a melhor diversão para cada idade?
A educadora Adriana Friedmann, autora dos livros A Arte de Brincar eDesenvolvimento da Criança através do Brincar, indica a melhor brincadeira para cada faixa etária
Foto: Mauricio Mello

As crianças precisam de desafios, iniciação aos esportes, contato com a natureza e visitas a museus
Você já parou para pensar no que o seu filho faz quando está fora da escola? Assiste TV, pratica esportes, brinca com amiguinhos? Nas férias, nos fins de semana ou no contraturno, é natural que as crianças (e os pré-adolescentes, claro) queiram se divertir, mas os pais devem estar atentos às brincadeiras dos pequenos (e mesmo daqueles que não são mais tão pequenos), pois há atividades adequadas e inadequadas para cada faixa etária.
A educadora Adriana Friedmann, autora dos livros A Arte de Brincar eDesenvolvimento da Criança através do Brincar, explica que o "brincar" deve ter lugar prioritário na vida da criança. "Brincar é fundamental na infância por ser uma das linguagens expressivas do ser humano. Proporciona a comunicação, a descoberta do mundo, a socialização e o desenvolvimento integral", afirma.
De acordo com a educadora, o "brincar" é composto por vários elementos: uma estrutura (começo, meio e fim), os meios (como brincar), os fins (por que brincar), o conteúdo (a temática da brincadeira), as regras, o espaço, o tempo, os brinquedos, os parceiros e um comportamento lúdico (ações e reações daqueles que brincam). "Historicamente o homem sempre brincou, através dos diversos povos e culturas e no decorrer da história, sem distinção, nas ruas, praças, feiras, rios, praias, campos. Mas, ao longo do tempo, as formas de brincar, os espaços e tempos de brincar, os objetos de brincar e os brincantes foram se transformando", afirma Adriana Friedmann. Leia mais sobre a história da infância na reportagem O fim da infância.
Segundo a educadora, brincar sempre foi essencial para o ser humano, mas é uma ação que está perdendo seu espaço físico e temporal. Entre as causas dessa perda de espaço estão o crescimento das cidades, a ausência de locais públicos voltados para o lazer, o fato de as crianças terem muitas atividades extracurriculares, a falta de segurança e a inserção da mulher no mercado de trabalho, o que diminuiu o tempo das crianças perto da família.
Tudo isso provocou uma redução na quantidade de tempo que as crianças dedicam a brincadeiras. Para não deixar que o seu filho cresça sem saber o que são brincadeiras como esconde-esconde e amarelinha, é preciso que você entre em ação, acompanhe as atividades dele e incentive-o a brincar de forma saudável e adequada para a idade. A educadora Adriana Friedmann alerta: cada faixa etária exige um tipo diferente de brincadeira. Veja a seguir quais as atividades mais indicadas para cada idade e, depois, responda ao teste elaborado pela educadora para descobrir se você sabe incentivar o seu filho a brincar de forma saudável e educativa.
A educadora Adriana Friedmann, autora dos livros A Arte de Brincar eDesenvolvimento da Criança através do Brincar, explica que o "brincar" deve ter lugar prioritário na vida da criança. "Brincar é fundamental na infância por ser uma das linguagens expressivas do ser humano. Proporciona a comunicação, a descoberta do mundo, a socialização e o desenvolvimento integral", afirma.
De acordo com a educadora, o "brincar" é composto por vários elementos: uma estrutura (começo, meio e fim), os meios (como brincar), os fins (por que brincar), o conteúdo (a temática da brincadeira), as regras, o espaço, o tempo, os brinquedos, os parceiros e um comportamento lúdico (ações e reações daqueles que brincam). "Historicamente o homem sempre brincou, através dos diversos povos e culturas e no decorrer da história, sem distinção, nas ruas, praças, feiras, rios, praias, campos. Mas, ao longo do tempo, as formas de brincar, os espaços e tempos de brincar, os objetos de brincar e os brincantes foram se transformando", afirma Adriana Friedmann. Leia mais sobre a história da infância na reportagem O fim da infância.
Segundo a educadora, brincar sempre foi essencial para o ser humano, mas é uma ação que está perdendo seu espaço físico e temporal. Entre as causas dessa perda de espaço estão o crescimento das cidades, a ausência de locais públicos voltados para o lazer, o fato de as crianças terem muitas atividades extracurriculares, a falta de segurança e a inserção da mulher no mercado de trabalho, o que diminuiu o tempo das crianças perto da família.
Tudo isso provocou uma redução na quantidade de tempo que as crianças dedicam a brincadeiras. Para não deixar que o seu filho cresça sem saber o que são brincadeiras como esconde-esconde e amarelinha, é preciso que você entre em ação, acompanhe as atividades dele e incentive-o a brincar de forma saudável e adequada para a idade. A educadora Adriana Friedmann alerta: cada faixa etária exige um tipo diferente de brincadeira. Veja a seguir quais as atividades mais indicadas para cada idade e, depois, responda ao teste elaborado pela educadora para descobrir se você sabe incentivar o seu filho a brincar de forma saudável e educativa.
As melhores brincadeiras de 0 a 3 anos
O que a criança curte nessa fase: As crianças menores gostam de levar objetos à boca, jogá-los e deixá-los rolar. Gostam também de sons, que estimulam o movimento.
O que os pais devem lembrar: Nesta fase, é importante que o adulto esteja sempre por perto. As crianças devem brincar em espaços seguros e sem riscos. Também é preciso observar a alimentação e o sono, pois passeios muito longos podem cansar. Entre zero e 3 anos, é muito importante que a criança tome ar puro e sol e fique em contato com a natureza. Mas é bom observar o horário: das 9 às 11horas ou entre 15 e 16 horas.
Atividades ideais: Aquários, parquinhos infantis, peças ou apresentações musicais infantis, passeios ao ar livre em carrinhos são atividades ideais.
Ponto de atenção: Não se recomenda exposição à TV, computador ou vídeos. Espaços muito barulhentos e lotados, como shopping centers, não são adequados, pois as crianças precisam de liberdade para se movimentar.
Dica da Adriana: "Nessa idade, o mais importante é que o adulto se adapte ao programa dos menores".
O que os pais devem lembrar: Nesta fase, é importante que o adulto esteja sempre por perto. As crianças devem brincar em espaços seguros e sem riscos. Também é preciso observar a alimentação e o sono, pois passeios muito longos podem cansar. Entre zero e 3 anos, é muito importante que a criança tome ar puro e sol e fique em contato com a natureza. Mas é bom observar o horário: das 9 às 11horas ou entre 15 e 16 horas.
Atividades ideais: Aquários, parquinhos infantis, peças ou apresentações musicais infantis, passeios ao ar livre em carrinhos são atividades ideais.
Ponto de atenção: Não se recomenda exposição à TV, computador ou vídeos. Espaços muito barulhentos e lotados, como shopping centers, não são adequados, pois as crianças precisam de liberdade para se movimentar.
Dica da Adriana: "Nessa idade, o mais importante é que o adulto se adapte ao programa dos menores".
As melhores brincadeiras de 3 a 7 anos
O que a criança curte nessa fase: A criança já tem uma certa independência e gosta de brincar sozinha com irmãos ou amiguinhos.
O que os pais devem lembrar: A partir dos 3 anos, é importante que as crianças participem das escolhas dos programas. Elas já não precisam estar sempre acompanhadas do pai ou da mãe, podendo ficar em companhia de outros adultos, mas sempre sabendo que os pais voltarão para buscá-las. Também é interessante conversar com elas após os programas, tentar descobrir o que elas sentiram, se gostaram, se têm vontade de repeti-lo.
Atividades ideais: Contato com a natureza, com animais, passeios e brincadeiras ao ar livre com equipamentos que as desafiem, como bolas, triciclos ou bicicletas, são ótimas atividades para dias bonitos. Quando estiver frio ou chovendo, atividades artísticas em casa e visita a museus, de preferência interativos, são boas opções.
Ponto de atenção: TV e vídeos já são permitidos, mas apenas por curtos períodos diários.
Dica da Adriana: "Nesta idade, a crianças já falam e sabem explicar o que gostam, o que lhes provoca medo, o que querem ou não".
O que os pais devem lembrar: A partir dos 3 anos, é importante que as crianças participem das escolhas dos programas. Elas já não precisam estar sempre acompanhadas do pai ou da mãe, podendo ficar em companhia de outros adultos, mas sempre sabendo que os pais voltarão para buscá-las. Também é interessante conversar com elas após os programas, tentar descobrir o que elas sentiram, se gostaram, se têm vontade de repeti-lo.
Atividades ideais: Contato com a natureza, com animais, passeios e brincadeiras ao ar livre com equipamentos que as desafiem, como bolas, triciclos ou bicicletas, são ótimas atividades para dias bonitos. Quando estiver frio ou chovendo, atividades artísticas em casa e visita a museus, de preferência interativos, são boas opções.
Ponto de atenção: TV e vídeos já são permitidos, mas apenas por curtos períodos diários.
Dica da Adriana: "Nesta idade, a crianças já falam e sabem explicar o que gostam, o que lhes provoca medo, o que querem ou não".
As melhores brincadeiras de 7 a 10 anos
O que a criança curte nessa fase: Quando chegam ao Ensino Fundamental, as crianças querem e procuram companhias da mesma idade. Gostam de acampamentos, espaços ao ar livre e parques.
O que os pais devem lembrar: A companhia de outras crianças da mesma idade é recomendável e muito salutar. Atividades como acampamentos e idas a clubes e a parques proporcionam essa convivência. Nessa faixa de idade, as crianças também já podem passar alguns períodos sozinhas, para que escrevam, pintem e brinquem do que tiverem vontade.
Atividades ideais: As crianças precisam de desafios, iniciação aos esportes, contato com a natureza e visitas a museus. Leitura e jogos de tabuleiro também são boas opções, principalmente para dias frios ou nublados, quando preferem ficar dentro de casa. O contato com instrumentos musicais também é muito interessante.
Ponto de atenção: TV, vídeo e computador devem ser limitados. Como nessa idade as crianças já são mais independentes, é preciso atenção com comidas fora de casa, principalmente com fast food e com petiscos rápidos.
Dica da Adriana: "Como as crianças já têm discernimento, os eletrônicos, se usados por longos períodos, têm o poder de atrapalhá-las".
O que os pais devem lembrar: A companhia de outras crianças da mesma idade é recomendável e muito salutar. Atividades como acampamentos e idas a clubes e a parques proporcionam essa convivência. Nessa faixa de idade, as crianças também já podem passar alguns períodos sozinhas, para que escrevam, pintem e brinquem do que tiverem vontade.
Atividades ideais: As crianças precisam de desafios, iniciação aos esportes, contato com a natureza e visitas a museus. Leitura e jogos de tabuleiro também são boas opções, principalmente para dias frios ou nublados, quando preferem ficar dentro de casa. O contato com instrumentos musicais também é muito interessante.
Ponto de atenção: TV, vídeo e computador devem ser limitados. Como nessa idade as crianças já são mais independentes, é preciso atenção com comidas fora de casa, principalmente com fast food e com petiscos rápidos.
Dica da Adriana: "Como as crianças já têm discernimento, os eletrônicos, se usados por longos períodos, têm o poder de atrapalhá-las".
As melhores brincadeiras de 10 a 12 anos
O que o pré-adolescente curte: Esta é uma fase de autonomia em que os jovens procuram outros da mesma idade, esportes diversos, saídas em grupo.
O que os pais devem lembrar: É uma fase que deve ser acompanhada pelos adultos com muita conversa e orientação. É importante que os pais conheçam as companhias dos filhos e estimulem a convivência com outras crianças da mesma idade.
Atividades ideais: Iniciar o aprendizado de novas habilidades, como esportes, instrumentos musicais e técnicas plásticas, pode ser interessante nesse período. Centros de convivência e clubes costumam oferecer atividades em grupo ideais para essa faixa etária. Livros e música também são sempre uma boa pedida.
Ponto de atenção: TV, computador e vídeo ainda devem ser acompanhados de perto, tanto no tempo de exposição quanto nos conteúdos.
Dica da Adriana: "Dos 10 aos 12 anos, os pais também devem orientar os filhos no uso do dinheiro, em como usar transporte público, como se locomover, se proteger e se deslocar na rua ou em espaços públicos".
O que os pais devem lembrar: É uma fase que deve ser acompanhada pelos adultos com muita conversa e orientação. É importante que os pais conheçam as companhias dos filhos e estimulem a convivência com outras crianças da mesma idade.
Atividades ideais: Iniciar o aprendizado de novas habilidades, como esportes, instrumentos musicais e técnicas plásticas, pode ser interessante nesse período. Centros de convivência e clubes costumam oferecer atividades em grupo ideais para essa faixa etária. Livros e música também são sempre uma boa pedida.
Ponto de atenção: TV, computador e vídeo ainda devem ser acompanhados de perto, tanto no tempo de exposição quanto nos conteúdos.
Dica da Adriana: "Dos 10 aos 12 anos, os pais também devem orientar os filhos no uso do dinheiro, em como usar transporte público, como se locomover, se proteger e se deslocar na rua ou em espaços públicos".
sábado, 30 de junho de 2012
PROGRAMAÇÃO DE FÉRIAS CRL 2012
FÉRIASSSSS
MERECIDAS MESMO... PRESENTEI SEU FILHO COM MOMENTOS INESQUECÍVEIS.
Local: CRL
Horáro de chegada:7h30min. Saída: 11h30min.
Tudo planejado para a galerinha a partir de 3 anos.
Vai ser show! Não fique de fora.
Aceitamos pagamento no cartão!
O CRL ESTÁ COM UMA EQUIPE MUITO SHOW: PROFº. ANDRÉ, THIAGO MIRANDA, NOGUEIRA, LUANA PERES, ELAINE CRISTINA, ANA CÉLIA, MAYARA, TICIANE, PRICILLA DE BRITO, CLÁUDIA CRISTINA E OUTROS ENVOLVIDOS PARA FAZER A ALEGRIA DA GAROTADA.
NÃO DEIXE SEU FILHO DE FORA
A equipe CRL aguarda você!
HAVENDO PROCURAR AGENTE VOLTA NA ÚLTIMA SEMANA.DEPENDERÁ DA PROCURA.
EQUIPE DE EVENTOS
segunda-feira, 25 de junho de 2012
NÃO FIQUE DE FORA DO PROJETO COLHEITA 2012
CONVITE - 100 ANOS DE LUIZ GONZAGA O REI DO BAIÃO
sexta-feira, 4 de maio de 2012
COMUNICADO E PROGRAMAÇÃO DE MAIO NO CRL
Programação do Dia das Mães 2012
Mãe,
Teu Nome é Música aos Meus Ouvidos
O planejamento da Programação do dia das mães sofreu algumas alterações:
O evento tinha como objetivo interagir as famílias com a comunidade escolar e um único dia no ano não seria suficiente, pensando nisto a escola abraçou a data do dia das mães dentro do Projeto Bom Estar Perto de Você, focando a figura materna ou quem exerce essa função no lar.
Havíamos programado duas semanas, onde teríamos atividades em horários diferentes para que todas as mães pudessem participar e serem diretamente homenageadas pelas crianças e pela comunidade educativa CRL.
A programação foi enviada em forma de planilha com as atividades, datas e horários, mesmo assim percebemos que não houve interesse por parte das famílias em participar. E um evento dessa dimensão envolve muitos profissionais, serviços e produtos, tentamos resumir para melhor compreensão e com algumas alterações.
Homenagearemos todas as mães ou quem faz a função materna em uma única data, na sexta-feira dia 11/05 com as crianças cantando para as mães, ficando as famílias desobrigadas em participar de outros momentos. Nova programação:
Dia 11/05/2012
A partir das 17h30min. exposição das mães artesãs da comunidade da Parangaba;
Às 18h30min exposição artística dos alunos do CRL na galeria central do CRL;
Às 19h iniciam-se as apresentações na quadra com Educação Infantil;
Às 20h apresentação dos alunos do Ensino Fundamental I (2º. ao 5º.).
A cantina estará funcionando todo consumo só à vista.
Dia 16/05 – A Escola vai ao Teatro levando a mamãe - Imperdível: as crianças do CRL terão o privilégio de participar de uma atividade mais do que especial chamada "A escola vai ao teatro". Anualmente, a escola promove esta atividade no intuito de inserir os pequeninos desde cedo ao mundo das artes e da cultura. A peça deste ano será: "Uma história meio ao contrário", encenada pelo grupo teatral VemArt no teatro Marista.
A criança compra o ingresso e pode levar a mamãe, sem nenhum outro custo. Valor do ingresso incluindo o ônibus com ar condicionado é de R$ 22,00
Horário: Saída 8h4omin. Início da peça às 9h30min.da Educação Infantil e Ens. Fund. I(1º. ao 5º.ano).
Aguardamos sua confirmação e pagamento até o dia 14/05, precisamos da confirmação até 8/05 para sabermos a quantidade de ônibus que iremos precisa e o pagamento deverá ser efetuado até 14/05.
Desejamos desde já um Feliz Dia das Mães a Você Mulher Virtuosa e um grande abraço de todos que fazem o CRL.
O Projeto Bom Estar Perto de Você continua veja a programação de maio: Confirmar participação até o dia 07/05
Dia 05 - Ginástica Laboral com o professor Thiago Miranda para toda família, na quadra do CRL – de 8h às 8h30min. Fazer inscrição com antecedência; A cantina estará funcionando;
Dia 08 - Atendimento psicológico escolar gratuito, a partir das 8h, agendar com antecedência. Atendimento só com hora marcada;
Dia 09 - Hidroginástica às 19h –Profº Thiago Miranda /Profª. Kátia Helena – 19h - A cantina estará funcionando;
Dia 14 - Entrega das atividades avaliativas do Ens. Fund. I e II e Sorteio da TV para os 50 primeiros alunos que fizeram a matrícula/12;
Dia 15 - Atendimento psicológico escolar gratuito, a partir das 8h, agendar com antecedência. Atendimento só com hora marcada;
Dia 16 - Higiene mental / A Escola vai ao teatro com a Mamãe – Saída 8h:45min.;
Dia 19 - Aulão de karatê para a família: sábado - Fazer inscrição com antecedência até 14/05; A cantina estará funcionando;
Dia 19 - Aulão de Dança para a família: sábado - Fazer inscrição com antecedência até 14/05; A cantina estará funcionando;
Dia 19 - Recreação para os alunos do Ens. Fund. Piscina de 8h às 10h - 15 minutos para turma de até 10 alunos;Inscrição p/turma;
Dia 19 - Futebol a partir das 10h. Inscrição p/turma; Com a farda de recreação;
Dia 19 - Ferinha de artesanato toda manhã;
Dia 22 - Atendimento psicológico escolar gratuito, a partir das 8h, agendar com antecedência. Atendimento só com hora marcada;
Dia 25 - Palestra com a nutricionista – às 19h;
Dia 29 - Atendimento psicológico escolar gratuito, a partir das 8h, agendar com antecedência. Atendimento com hora marcada;
DATAS COMEMORATIVAS DO MÊS DE MAIO
MAIO MÊS DAS MÃES
quinta-feira, 3 de maio de 2012
Ser mãe
Ser mãe é desdobrar fibra por fibra o coração! Ser mãe é ter no alheio lábio que suga, o pedestal do seio,
onde a vida, onde o amor, cantando, vibra.
Ser mãe é ser um anjo que se libra sobre um berço dormindo! É ser anseio, é ser temeridade, é ser receio,
é ser força que os males equilibra!
Todo o bem que a mãe goza é bem do filho, espelho em que se mira afortunada,
Luz que lhe põe nos olhos novo brilho!
Ser mãe é andar chorando num sorriso! Ser mãe é ter um mundo e não ter nada!
Ser mãe é padecer num paraíso!
terça-feira, 1 de maio de 2012
ACONTECEU? CLIK...TUDO EM ESTILO...
ABRIL MÊS DE DATAS IMPORTANTES E MARCANTES NO CONTEXTO ESCOLAR
ABRIL
01 - DIA DA MENTIRA - DIA DA ABOLIÇÃO DA ESCRAVIDÃO DOS ÍNDIOS 02 - DIA INTERNACIONAL DO LIVRO INFANTO JUVENIL 04 - DIA DO LIVREIRO CATÓLICO 06 - INICIO DA HORA LUTERANA NO BRASIL (1947) 07 - DIA MUNDIAL DA SAÚDE - DIA DO CORRETOR - DIA DO MÉDICO LEGISTA - DIA DO JORNALISTA - DIA MUNDIAL DA HIPERTENÇÃO 08 - DIA MUNDIAL DO COMBATE AO CÂNCER - DIA DO CORREIO - DIA DA NATAÇÃO - DIA DO DESBRAVADOR - DIA PROFISSIONAL DE MARKETING 09 - DIA NACIONAL DO AÇO 12 - DIA DO OBSTETRIZ 13 - DIA HINO NACIONAL BRASILEIRO 14 - DIA DO PAN - AMERICANO 15 - DIA MUNDIAL DO DESENHISTA - DIA DO DESARMAMENTO INFANTIL - DIA DA CONSERVAÇÃO DO SOLO 16 - DIA NACIONAL DO LEONISMO 18 - DIA DO NACIONAL DO LIVRO INFANTIL 19 - DIA NACIONAL DO ÍNDIO 20 - DIA DO DIPLOMATA 21 - DIA DE TIRADENTES - DIA DA POLICÍA CIVÍL - DIA DO METALÚRGICO - DIA DA LATINIDADE 22 - DIA DA COMUNIDADE LUSO-BRASILEIRA - DIA DO PLANETA TERRA - DIA DA AVIAÇÀO DE CAÇA 23 - DIA MUNDIAL DO ESCOTEIRO 24 - DIA INTERNACIONAL DO JOVEM TRABALHADOR 25 - DIA DO CONTABILISTA 27 - DIA DA EMPREGADA DOMÉSTICA 28 - DIA DA SOGRA - DIA DA EDUCAÇÃO 29 - DIA MUNDIAL DAS ASSOCIAÇÕES CRISTÃS FEMININAS 30 - DIA NACIONAL DA MULHER - DIA DO FERROVIÁRIONOSSAS CULMINÂNCIAS INTERNAS TRABALHOS DIRECIONADOS, CUIDADOS COM A SAÚDE ANIVERSÁRIOS: 13/04 - 286 ANOS DA FUNDAÇÃO DE FORTALEZA E POSSE DO GRÊMIO ESTUDANTIL CRL LIBERDADE Foi um tempo muito importante de apreciação do progresso. Os alunos puderam deslumbrar através de vídeos e fotos as mudanças significativas da capital cearense, Fortaleza, terra do sol, terra da luz. Além da posse do Grêmio Estudantil Liberdade-CRL 13/04 - ANIVERSÁRIO DO ALUNO KALIEL MORAIS REALIZADO EM GRANDE ESTILO NA GALERIA DE EVENTOS DO CRL - Pena que as fotos não ficaram boas, em breve estaremos colocando novas fotos. Beijos Kaliel - direção geral, coordenações e todos que fazem o CRL: PARABÉNS E UM FELIZ ANIVERSÁRIO!!! 18/04 - HOMENAGEM AO GRANDE ESCRITOR MONTEIRO LOBATO COM APRESENTAÇÕES RETRATANDO UMA DE SUAS MAIORES OBRAS SÍTIO DO PICA-PAU AMARELO E A TURMAS DO 5º. ANO HOMENAGEOU TAMBÉM A LITERATURA INFANTIL COM A PEÇA ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS, UMA ADAPTAÇÃO DA PROFESSORA LUCIANA ANDRADE. DEBUTOU DIA 14 DE ABRIL NO SPLENDORE BUFFET NOSSA ALUNA AMANDA RAYSSA - 9º. ANO - FOI UMA NOITE DE CELEBRIDADE. PARABÉNS AMANDA RAYSSA.
HOMENAGEM A TODOS OS TRABALHADORES DO BRASIL
HOMENAGEM A TODOS OS TRABALHADORES DO BRASIL, DO MUNDO E EM ESPECIAL AOS DO CRL
"A FORÇA MOTRIZ DE UMA EMPRESA ESTAR NAS MÃOS HÁBEIS DOS PROFISSIONAIS QUE UTILIZAM DE SUAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES"
Professora Luciene de Brito
Nosso respeito e carinho a todos os trabalhadores neste dia tão especial.
Nosso respeito e carinho a todos os trabalhadores neste dia tão especial.
Dia do Trabalhador!!!
1° de maio dia internacional do Trabalho!
Comemorado no dia 1º de maio, o Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador é uma data comemorativa usada para celebrar as conquistas dos trabalhadores ao longo da história. Nessa mesma data, em 1886, ocorreu uma grande manifestação de trabalhadores na cidade americana de Chicago.
Milhares de trabalhadores protestavam contra as condições desumanas de trabalho e a enorme carga horária pela qual eram submetidos (13 horas diárias). A greve paralisou os Estados Unidos. No dia 3 de maio, houve vários confrontos dos manifestantes com a polícia. No dia seguinte, esses confrontos se intensificaram, resultando na morte de diversos manifestantes. As manifestações e os protestos realizados pelos trabalhadores ficaram conhecidos como a Revolta de Haymarket.
Em 20 de junho de 1889, em Paris, a central sindical chamada Segunda Internacional instituiu o mesmo dia das manifestações como data máxima dos trabalhadores organizados, para, assim, lutar pelas 8 horas de trabalho diário. Em 23 de abril de 1919, o senado francês ratificou a jornada de trabalho de 8 horas e proclamou o dia 1° de maio como feriado nacional.
Após a França estabelecer o Dia do Trabalho, a Rússia foi o primeiro país a adotar a data comemorativa, em 1920. No Brasil, a data foi consolidada em 1924 no governo de Artur Bernardes. Além disso, a partir do governo de Getúlio Vargas, as principais medidas de benefício ao trabalhador passaram a ser anunciadas nessa data. Atualmente, inúmeros países adotam o dia 1° de maio como o Dia do Trabalho, sendo considerado feriado em muitos deles.



Assinar:
Postagens (Atom)