
Nos dias de hoje todos que somos pais ficamos absolutamente desesperados quando nossos filhos saem do nosso raio de ação. Por outro lado se temos que deixar nossos filhos sem a nossa assistência e sozinhos em casa, quase morremos de ansiedade. Uma das idéias é tentarmos preparar nossos bonitinhos de tal forma que todos nós, inclusive eles, sofram o menos possível.
Aqui vão alguns passos importantes:
- Nossos filhos devem memorizar o endereço de casa e o número de telefone desde pequeninos.
- Crianças jamais devem sair de casa sem documentos, providencie a carteira de identidade dos seus filhos o quanto antes. Os meus tem cédula de identidade desde os 4 anos de idade.
- Uma boa idéia é tirar xerox da identidade incluindo no mesmo documento o endereço, e os números de telefone para contato em caso de emergência. Se a criança é portadora de alguma enfermidade ou tem de tomar algum medicamento, mencione também. Se for alérgica é imprescindível que esta informação esteja no documento.
- Mantenha algumas características de seus filhos arquivadas de tal forma que se você precisar mencionar qualquer uma delas você as tenha em mãos no menor espaço de tempo possível, exemplo: foto recente, tipo sanguíneo, altura e peso, cor dos olhos e qualquer outra característica pertinente ao seu filho.
No caminho para a escola...
Elabore um mapa do trajeto de ida e volta à escola. Acompanhe seu filho até que ele esteja bem familiarizado com o trajeto. Tenha certeza de que seu filho está utilizando este trajeto diariamente a não ser que ele ou ela tenha sua permissão para utilizar outro caminho.
Boas escolas dispõem de um serviço que informa se o seu filho ingressou ou não na escola em qualquer dia da semana.
Se você tiver que deixar seus filhos sozinhos em casa:
Você deve ensiná-lo como ligar para você na empresa ou para um vizinho ou parente no caso de você não ser encontrado. Se for o caso, deixe o número gravado na memória do telefone e identifique claramente essa tecla.
- Como chamar a polícia em caso de emergência.
- Como sair de casa em caso de incêndio.
Oriente seus filhos para não abrir a porta, mesmo que para a polícia, é melhor aguardar, mesmo porque a própria polícia entende que se trata de uma medida de proteção. Normalmente a polícia aguarda a chegada dos responsáveis, ela só entra no local se a situação assim o exigir.
Seus filhos jamais devem dizer que estão sozinhos em casa. O ideal é dizer que no momento seus pais não podem atender ao telefone ou mesmo quem estiver na porta da residência ou apartamento.
Fonte: Eurico de Oliveira Filho,Especialista em Segurança e colaborador do CyberAmelia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário