sábado, 3 de setembro de 2011

FOLCLORE HERANÇA MILENAR E ATUAL

A TURMA DO INFANTIL IV BRILHOU, CARACTERIZADOS PELOS PERSONAGENS DO NOSSO FOLCLORE

ESSE É O SACI
A CUCA

Uma das atividades físicas mais aplicáveis à recreação das crianças é, sem dúvida, o brinquedo cantado.
Em todas as partes do mundo, ao passarmos por uma rua, onde crianças brincam despreocupadamente, é comum ver-se, de maneira natural e espontânea, a utilização do brinquedo cantado, em qualquer das suas formas.
As atividades folclóricas são recreativas e físicas contribuem consideravelmente para o desenvolvimento motor, social, afetivo e cognitivo da criança.
E de onde herdamos essas ricas experiências?

Dos franceses: Traços culturais das atividades dos colégios, como as músicas infantis. Ex: Irmão Jaques (Frére Jacques), Giroflê (girafa), A mão direita tem uma roseira, Vamos passear na floresta. Também nos deixaram a quadrilha.
Dos alemães: O uso da madeira e tijolos intercalados nas construções, o aproveitamento dos cavalos nas carroças, o uso da batatinha, salsicha, cerveja e shop. O aproveitamento da mulher na agricultura.
Dos ingleses: O futebol e vários vocábulos. Ex: gol.
Dos árabes: Palavras e gestos, O quibe, o espetinho. O turbante usado pelas baianas. O vermelho das roupas.
Dos holandeses: Os tesouros enterrados (segundo as lendas).
Dos japoneses: O feijão, o arroz, a sopa e o broto de bambu na alimentação. A palha de arroz na cobertura das casas.
Dos indígenas: O emprego do sapé e da folha de palmeira na cobertura das casas. A utilização de cipós para amarrar as construções das paredes (barrear).
O uso das redes e dos giraus para secar ou guardar mantimentos. A utilização de peneiras, cuias de cabaças, cestos de palha, cipó ou taquara. O emprego de pilões, moringas ou potes de barro (ex: artesanato em barro). A utilização de tangas, cocares, penas, braceletes e colares, (ex: no carnaval). O emprego do laço e da arapuca. A utilização da mandioca (pirão, beiju, mingau), do milho (cozido, assado, canjica, pamonha, pipoca). Outras plantas: amendoim, inhame, abóbora, abacaxi, etc.
Dos africanos: o uso das saias largas e rodadas.
O emprego de panos vistosos e coloridos, chalés, braceletes, argolas, miçangas, balangandãs. Na alimentação: vatapá, acaçá, caruru, acarajé, mungusá, azeite-de-dendê e pimenta malagueta.
O uso de instrumentos musicais como: atabaque, marimbá, agogô, afoxé. Na religião, os cultos-afro: candomblé, umbanda, macumba.

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