segunda-feira, 8 de junho de 2009

Obesidade infantil

Obesidade é o excesso de gordura no corpo e depende de algumas condições: tendência hereditária, aquela que vem da família, ambiente que promove um hábito alimentar com alto teor de gordura e açúcares, estilo de vida sedentário ou quase sem exercício físico.

RISCOS DA OBESIDADE INFANTIL
* aumento da pressão arterial;
* alterações ortopédicas (ossos do pé, do joelho, etc);
* alterações na pele;
* problemas respiratórios;
* maior risco para doenças do coração e diabetes;
* criança obesa tem mais chances de se tornar um adulto obeso.

COMO PREVENIR A OBESIDADE INFANTIL

* Todo mundo é responsável - A obesidade pode ser prevenida ou tratada mais facilmente se a comunidade, a escola e a família ajudarem. Os conselhos de saúde e a comunidade em geral podem ajudar trabalhando para modificar os costumes dos ambientes em que a criança faz parte:

o Incentivando o aleitamento materno exclusivo até os 6 meses;
o Promovendo o acesso a alimentos saudáveis e frescos;
o Promovendo uma educação alimentar na comunidade e na família, discutindo não apenas os valores nutricionais dos alimentos, mas o preparo de comidas saudáveis, de onde vem os alimentos, quais são os mais consumidos e outras práticas relacionadas ao consumo alimentar.

* Estimulando brincadeiras como pular corda, pega-pega, esconde-esconde, amarelinha e outras façam parte do dia a dia das crianças. Assim elas conseguem “queimar” as calorias que vem dos alimentos e evita que se acumulem no corpo.
Se a criança ficar muito tempo assistindo televisão ela terá mais chances de se tornar obesa. Os pais ou responsáveis podem combinar com a criança um horário para assistir TV, de forma que ela tenha tempo suficiente para brincar e se exercitar.

* Ter uma alimentação saudável: É importante oferecer para a criança alimentação rica em grãos (arroz, feijão, milho), frutas, verduras e raízes como mandioca e batata. Um prato colorido é um prato saudável, pois possui diferentes nutrientes.
À primeira vista, parece mais simples e barato se alimentar de macarrão instantâneo e oferecer guloseimas às crianças no lanche ou quando desejarem, ou por algum tipo de recompensa. Mas se pensarmos que vamos evitar doenças, compra de remédios e esperas por consultas médicas, com certeza pensaremos em cuidar mais da alimentação de nossas crianças.

* Os pais são exemplos: Os cuidados na alimentação devem continuar durante o crescimento da criança. Por isso é importante que a família se alimente bem. A criança vai comer o que os pais comerem. Não adianta falar que a comida gordurosa faz mal se o pai e a mãe comem muitas frituras. Se a criança é educada para uma alimentação saudável e não comete excessos alimentares, a tendência é que não fique obesa. Por isso é importante cuidar com o excesso de doces, frituras e refrigerantes.

* Regularidade nas refeições: é importante e educativo estabelecer horários para as refeições, mas sem rigidez para não transformar estes momentos, que devem ser agradáveis, em tortura;

* Quando há prazer: a comida saudável também é gostosa quando preparada e oferecida com carinho e cuidado.

* Não desistir ao primeiro “não gosto disso” ou caretas da criança. A paciência e a dedicação são preciosas na educação alimentar. A criança pode não aceitar qualquer alimento que lhe seja oferecido pela primeira vez. Ela tem todo o direito de recusar, assim como tem todo o direito de experimentar de novo.

* O sabor que a criança sente na língua, o paladar, não é igual ao do adulto. Por isso não há necessidade de acrescentar açúcar nos sucos, leite e chás. Se o suco for azedo acrescente um pouco de água. Assim o paladar se acostuma com uma dose adequada do sabor doce.

* Não se deve proibir nenhum tipo de alimento; é educativo combinar com a criança o alimento que ela vai comer e conversar com ela sobre os motivos de evitar alguns tipos de alimentos e se alimentar mais de outros.

TRATAMENTO DA OBESIDADE INFANTIL

Para o tratamento é preciso acompanhamento médico e nutricional, além do apoio emocional individual e familiar. Os resultados são positivos quando deixamos de lado o preconceito e fazemos escolhas em busca de saúde.

O MUNDO DAS GULOSEIMAS

Como resistir aos apelos do colorido das balas, do crocante das bolachas e dos salgadinhos de pacote, do cremoso do chocolate, da facilidade do suco em pó ou do refrigerante, do sorvete geladinho para refrescar?
Que bom que nada disso é proibido, mas nós precisamos entender que esses alimentos têm doses extras de açucares e gorduras e a maioria pouco nutritiva. O consumo diário pode provocar a obesidade por que o organismo não tem capacidade de metabolizar, ou seja, “queimar” o excesso, de açúcar e gordura que acaba se acumulando. E essas doses extras de doce no sangue também diminui a força do organismo de se proteger de outras doenças.

Fonte Portal Amor de Mãe

2 comentários:

  1. Tenho navegado na Internet em vários blogs e sites sobre obesidade infantil, e este chamou-me a

    atenção. Gostei especialmente da imagem do seu site/blog, bastante profissional e organizado.
    Por isso, desde já os meus sinceros parabéns.

    Convido-o desde já a visitar-nos em http://www.obesidadeinfantil.org/ e, caso goste do conteúdo e
    considera-o pertinente, por favor pondere em adicionar um link no seu blog onde e como considerar mais

    útil para os seus leitores, ou utilize o seguinte código:

    Obesidade Infantil

    Julgo que o nosso site complementa bastante bem o conteúdo do seu blog. Caso necessite de mais alguma

    informação, por favor não hesite em contactar-nos!

    webmasterweb2.0@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário.
    O nosso objetivo é contribuirmos com a/ou o repasse de informações as quais sejam esclarecedoras, verdadeiras.
    E teremos o prazer em ampliar esse trabalho através de um blog sério e confiável como o julgamos ser.

    Faremos esse link em breve.

    A equipe pedagógica

    ResponderExcluir