sexta-feira, 24 de junho de 2011

VOCÊ NÃO PODE FICAR DE FORA DA NOSSA PROGRAMAÇÃO DE FÉRIASSSSS

quinta-feira, 23 de junho de 2011

AS FÉRIAS ESTÃO CHEGANDO!!!E


O CRL preparou uma programação show

Na 2ª. semana de julho (de 11 à 15) acontecerá a sua PROGRAMAÇÃO DE FÉRIAS e promete!
Um semana interativa, recheada de atividades lúdicas, esportivas, aquática e artística.

FAÇA JÁ SUA INSCRIÇÃO

O PROJETO SUSTENTABILIDADE DAS TRADIÇÕES NORDESTINAS ESTÁ BOMBANDO


Justificativa: Em meio à evolução e em busca do conhecimento do passado para compreendermos nosso presente e sonharmos com um futuro melhor idealizamos mergulhar no passado da história do nosso Nordeste, exclusivo o Ceará com o objetivo de resgatar nossos costumes, tradições, estilo de vida do homem do campo, seu modo de se divertir, sua gastronomia, comidas típicas, a economia de subsistência, ferramentas de trabalho, meio de comunicação, meio de locomoção, seu vocabulário, aspectos sociais, a cultura, músicas, danças, instrumentos musicais, estilos literários, o folclore etc. Buscar informações do que é conservado e identificar meios para conservar a cultura e tradição da vida no campo. Buscar a sustentabilidade das tradições sertanejas no interior do Brasil é o desafio da comunidade educativa Raio de Luz.
O projeto está em concordância com o nosso projeto macro, Sustentabilidade, todos os projetos e atividades a serem desenvolvidas deverão fazer link com este.
O projeto meio ambiente é subprojeto do projeto Sustentabilidade das tradições que em paralelo estar trabalhando a informação e conscientização do cuidado com a natureza a partir do sertão.
Meios de preservar o meio ambiente como também nossa cultura são temas gerais do projeto.
Nosso alvo para 2011 é que montemos um museu diferente e que tenha a participação de toda comunidade educativa trazendo a recordação das coisas antigas do nosso sertão. Nome do museu Meu Nordeste é assim... professores, alunos e pais devem juntos agir.
E durante todo o mês o meio ambiente vamos sem deixar de deixar de frisar as práticas de ontem e de hoje, o que ficaram perdidas e fora de uso em virtude de avanços tecnológicos, enfatizando que a tecnologia é algo muito bom, mas não podemos esquecer nosso passado, o dos nossos pais, avôs, bisavôs etc.
Portanto senhores pedimos a compreensão e um olhar diferenciado
para este projeto que fala de nossas tradições, e não é interessante que os alunos se envolvam e deixem de participar do dia mais importante que é o dia de comemorar, nossa colheita, a colheita do conhecimento, de tudo que foi trabalhado e ainda a despedida das
férias escolar.
Divisão dos temas:
Educ. Infantil- ( Inf. II ao 1º. Ano): Brinquedos, brincadeiras, música de ninar e música junina; Ok.
Ens. Fund. I - (2º. ao 4º. Ano): Músicas e Danças juninas;
Ens. Fund. II - (5º. ao 7º. Ano): Literatura (poesias, cordel, causos, desafios), músicas e dança (quadrilha).
Objetivo Geral: O objetivo geral do projeto é resgatar os costumes e tradições da vida no campo, o respeito e a busca do conhecimento da história do nosso povo em compromisso com a sustentabilidade da cultura local e da sustentabilidade do planeta através de práticas que não agridam o meio ambiente como: não as brincadeiras de soltar balão, não as queimadas das plantas, do solo para rotatividade do plantio, e na verdade enfraquece e deixa o solo mais pobre.
Os objetivos específicos serão planejados pelo professor conforme
os níveis dos alunos.
Público: 2 à 14 anos Duração: 20 dias
Idealizadores: Equipe de Trabalho CRL
Desenvolvimento e conclusão: De total responsabilidade do professor e aprovação geral da supervisão, coordenação e direção
Data da culminância: 29/06 Educ. Infantil e 30/06 Ens. Fund. Local: Buffet Espelndore Horário: 19h Entrada: R$ 2,00
Vestuário: Roupas Típicas - responsabilidade da família, aguarda
solicitação dos professores na agenda.


Inscreva-se para a temporada de férias CRL
SUSTENTABILIDADE DO SER...FÉRIAS, LAZER,
DESCONTRAÇÃO, ALEGRIA, PRAZER E AMOR QUE VOCÊ AQUI NO CRL

Ligue e faça já sua reserva. Vagas limitadas.
Crianças a partir de 6 anos e aberta ao público

PROGRAMAÇÃO DE JUNHO

Dia 1º- Inicio do projeto meio ambiente;
Dia 5- Dia do Meio Ambiente;
Dia 6- Inicio do projeto Sustentabilidade das Tradições...;
Dia 10 – Exposição na quadra do CRL dos trabalhos sobre o meio ambiente com apresentações artísticas;
Dia 11- Sábado interativo para o Ens. Fund.;
De 16 a 24/06- Semanas de Avaliação Global;
Dia 18- Sábado interativo para o Ens. Fund.;
Dia 27 e 28/06 – Sessão de cinema
Dia 29- Culminância do Projeto Junino no Buffet Esplendore
para Educação Infantil;
Dia 30- Culminância do Projeto Junino no Buffet Esplendore
para o Ensino Fundamental.

CRL AÇÃO

AS RESOLUÇÕES DO 2º. SEMESTRE:
1- Os pais devem observar e cumprir os horários da escola:
Início das aulas: 7h:15min Término: 11h15min/12h
2- O aluno não poderá permanecer em sala de aula sem estar devidamente fardado (farda completa, tênis preto e meia branca);
3- Fardamento de recreação só poderá ser usado no dia da atividade;
4- Proibido uso de farda com tênis de cor, meia de cor, chinelo etc.
5- O aluno que deixar de realizar as atividades propostas para casa
/classe por mais de 3 vezes ficará suspenso até o comparecimento de um responsável para ficar ciente da situação do aluno.
6- É imprescindível a apresentação do documento de identidade para a saída do aluno (Infantil/Fundamental) da escola em qualquer turno com portador diferente daquele que habitualmente exerce essa função.
7- O aluno do Ensino Fundamental que chegar atrasado no 1° horário e ainda estiver dentro da tolerância de 10min, deverá esperar o assistente, que o levará até à sala de aula. Caso ultrapasse esse tempo, aguardará a próxima aula.
8- Providenciar urgente os livros paradidáticos do 3º. 4º.bimestres e iniciar a leitura em casa.

“Um país se faz com homens e livros” - Monteiro Lobato




“Origem e Evolução da Quadrilha*




Fonte: http://www.cesb.com.br/cesb/festajunina.html
- Colaboração: Phoenix


De onde vem a quadrilha? Não há dúvida alguma que ela chegou ao Brasil através da França. O próprio pesquisador Mário de Andrade a define como "dança de salão, aos pares, de origem francesa, e que no Brasil passou a ser dançada também ao ar
livre, nas festas do mês de junho, em louvor a São João, Santo Antônio e São Pedro. Os participantes obedecem às marcas ditadas por um organizador de dança. O acompanhante tradicional
é a sanfona".
Os estudiosos e pesquisadores musicais dizem que ela foi introduzida no Brasil no século de 19, com a vinda da Corte Real Portuguesa e com as várias missões culturais francesas que estiveram no país na mesma época.
E a quadrilha chegou, a São João, Santo Antônio e São Pedro.
Para não mais deixar. Hoje já se sabe que a quadrilha, apesar de sua difusão francesa, tem origens um pouco diferentes.
Estudos comparativos, realizados, principalmente por
pesquisadores musicais, colocam o nascimento da quadrilha na Inglaterra. Foi naquele país, por volta dos séculos 13 e 14, que teria surgido uma dança popular, executada pelos que trabalhavam
no campo. Era uma dança camponesa, uma dança roceira, uma dança rural. E o que é campo, roça, rural em inglês? A resposta é "country" e a dança executada pelos camponeses era uma "country dance" que nós poderíamos traduzir, ao pé da letra,
em português do Brasil, como sendo uma dança roceira, uma dança rural, uma dança caipira.
A medida que foi se popularizando, principalmente no Brasil e em Portugal, o nome "quadrilha" foi começando a ser usado, seguindo, aliás, uma terminologia utilizada na Espanha e na Itália, onde identificava a contradança, dançada por quatro pessoas.
Desta "quadrilha de quatro" derivou a "quadrilha geral".
* É preciso Casar* .O casamento na roça, uma teatralização que, quase sempre, acompanha e integra uma festa junina, não possui, necessariamente, um modelo único.
Apesar desta variação, há personagens que quase sempre nunca faltam. Claro, o "noivo e a noiva" não podem faltar. Os pais da noiva, principalmente o pai, armado com uma
espingarda daquelas de carregar pela boca, para forçar o noivo a "cumprir o dever".
Os pais do noivo, uma namorada também do noivo, que tenta, na última hora, não deixá-lo casar, amigos e amigas do casal, estão sempre presentes. E o padre, evidentemente. Como se pode ter casamento na roça sem o seu vigário?
Bonachão e transformando-se na figura mais importante da festa, contando, para isso, com a importante contribuição de uma viúva beata. O casamento termina em quadrilha.

terça-feira, 14 de junho de 2011

IX CAMPEONATO DE KARATÊ FOI MUITO BOM!

O colégio Raio de Luz parabeniza os pais presentes a este evento de incentivo a uma modalidade de defesa, dinâmica e de equilíbrio corporal, espiritual e física.

O que é Karatê?
Karatê é uma arte marcial e sistema de auto-defesa que originou-se centenas de anos atrás, em Okinawa, mas foi fortemente influenciado por uma ainda mais antiga tradição da China.
Literalmente, "Karatê-Do" significa "o caminho das mãos vazias", referindo-se ao fato dos praticantes não usarem armas para atacar ou defender, mas apenas as mãos, pés e o corpo. Karatê é muito mais do que meramente o físico. É fundado sobre uma grande tradição filosófica e espiritual baseada em princípios do Bushido e Zen-budismo. Através da árdua prática e treinamento, o Karatê desenvolve não só o corpo, mas também a mente e o caráter.
Parabenizamos a todos os participantes independente de títulos e medalhas ganhas.




segunda-feira, 6 de junho de 2011

lX TORNEIO INTERNO ASKAI 2011

Venha e convide um amigo para assistir um belo e emocionante torneio de Karatê

Entrada: 1kg de alimento não perecível para a instituição promotora do evento



DIA: 11 de junho de 2011
LOCAL: COLÉGIO RAIO DE LUZ
Endereço:Rua : Arariboia Nº 192 -Parangaba
HORÁRIO: 13h30

PRATIQUE UMA ATIVIDADE FÍSICA!

sexta-feira, 3 de junho de 2011

EDUCADORA E MÃE ENTREVISTADA DO MÊS



Entrevistadora: Priscilla de Brito

A Entrevistada do mês: Diretora Geral do Colégio Raio de Luz Luciene de Brito

VISÃO DE EDUCAÇÃO

Priscilla: Relata que a Diretora Luciene de Brito sempre foi uma Mãe exemplar e a visão que vai levar para sua vida que é responsabilidade dos pais desde cedo estimular os filhos a ter prazer em aprender. E ter prazer em aprender significa mergulhar no universo escolar das crianças desde o primeiro dia de escola, além de ir às reuniões de pais e mestres, às feiras de livro, de ciências, às exposições de trabalhos escolares. Assim, os pais descobrem um pouco do mundo deles, quem são seus amigos, os professores preferidos, coisas engraçadas que acontecem etc.

Com muita emoção a diretora agradece e nos diz que não fez nada mais do que sua obrigação e lembra a sua época de estudante e nós trouxemos o seguinte questionamento:

Priscilla:Diretora Luciene, a educação escolar é um aspecto importante no contexto atual?

- A diretora considera que sim, mas cada família dá ênfase a aspectos diferentes do que chamamos Educação. É uma conversa complexa. Na minha casa sempre encaramos o processo educacional de forma séria e em alguns pontos diferente da que meus pais encaravam e não vai aí nenhuma crítica a eles. Só observo que cada família tem uma dinâmica muito particular ligada à rotina profissional e aos valores culturais e afetivos dos pais.Mas em momento algum devemos negligenciar em acompanhar os filhos na idade escolar.


Priscilla: A senhora acredita que a construção da auto-estima da criança ajuda a torná-lo um adulto seguro e confiante?

Acredito sim, e é claro que existem as exceções, pessoas que tem o que se chama hoje em dia de inteligência emocional, também conhecidos como sobreviventes.Nem todo mundo nasce num lar onde permeia o respeito, amor, atenção e cuidados. Sabemos que quando desempenha o mínimo da sua função faz a diferença, pois com alguém para nos proteger, nos dar amor e atenção tudo fica mais fácil e todos ganham. Infelizmente nem todos é um mar de rosa, são tantos obstáculos, dificuldades, e isso não funciona de forma lógica, muitas vezes os pais estão precisando até mais que os filhos. Basta olhar ao nosso redor e podemos contemplar casos acima citados, e independe de classe social, cor ou credo religioso.

Priscilla: Diretora, a sra. considera que a participação dos pais no estudo do filho desperta maior interesse pelo o ato de estudar e está mais inserida no contexto educacional?

- Sim,de um modo geral a participação dos pais na vida dos filhos é sempre estimulante. Mas gostaria de citar um exemplo: o de pais analfabetos. Eles não podem objetivamente ajudar nos deveres, mas o interesse deles já representa muito, esse foi o que vi dentro da minha casa, meu pai analfabeto e minha mãe apenas com o 3º. ano primário e sempre nos estimularam a ponto de ter 4 filhos com nível superior com especialização e mestrado, dois nível médio técnico, pela Escola Técnica Federal do Ceará e uma com ensino médio, todos são pais exemplares também.
No caso dos pais que podem ajudar existe sempre a medida de não fazer pela criança, mas deixá-la fazer sozinha, apenas supervisionada, deixar que faça suas descobertas e sem dúvida essa criança será mais destemida, segura e com bastante autonomia.

Priscilla: Diretora para concluir esse tempo maravilhoso nos diga o que fazer para interagir com a criança de maneira educativa e divertida ao mesmo tempo:

- Antes de tudo se faz necessário o exercício da paciência, motivada pelo amor e a ciência da missão que nos foi confiada, educar, preparar para o mundo, os filhos não são nossos.Todavia prepará-los para o amanhã é nossa obrigação. Portanto devemos estimular os filhos a ter prazer no aprendizado e isso passa por uma participação efetiva no universo escolar deles, como ir às reuniões, às feiras do livro, de ciências, onde eles apresentam os trabalhos que fizeram. Você acaba sabendo mais um pouco do mundo deles, quem são os melhores amigos, os professores preferidos, coisas engraçadas que acontecem, suas descobertas, como se comportam longe dos pais e especial no ambiente da aprendizagem. O humor, assim como o amor, aproxima muito. É bom também ir junto ao cinema, às livrarias, às exposições, tomar sorvete, ir ao circo, comer pipoca, entusiamá-lo a participar daquela festinha, ir alugar a fantasia com ele é muito prazeroso e amanhã ele agradecerá todo esse cuidado e participação na sua vida. Se eles quiserem, é claro.
Ainda gostaria de enfatizar que os filhos crescem eles não esperam que tenhamos tempo, e só lembrando que tempo é questão de organização.
Quero finalizar com essa citação desse personagem americano, Henry Peter: "A educação faz com que as pessoas sejam fáceis de guiar, mas difíceis de arrastar; fáceis de governar, mas impossíveis de escravizar".