sexta-feira, 3 de junho de 2011

EDUCADORA E MÃE ENTREVISTADA DO MÊS



Entrevistadora: Priscilla de Brito

A Entrevistada do mês: Diretora Geral do Colégio Raio de Luz Luciene de Brito

VISÃO DE EDUCAÇÃO

Priscilla: Relata que a Diretora Luciene de Brito sempre foi uma Mãe exemplar e a visão que vai levar para sua vida que é responsabilidade dos pais desde cedo estimular os filhos a ter prazer em aprender. E ter prazer em aprender significa mergulhar no universo escolar das crianças desde o primeiro dia de escola, além de ir às reuniões de pais e mestres, às feiras de livro, de ciências, às exposições de trabalhos escolares. Assim, os pais descobrem um pouco do mundo deles, quem são seus amigos, os professores preferidos, coisas engraçadas que acontecem etc.

Com muita emoção a diretora agradece e nos diz que não fez nada mais do que sua obrigação e lembra a sua época de estudante e nós trouxemos o seguinte questionamento:

Priscilla:Diretora Luciene, a educação escolar é um aspecto importante no contexto atual?

- A diretora considera que sim, mas cada família dá ênfase a aspectos diferentes do que chamamos Educação. É uma conversa complexa. Na minha casa sempre encaramos o processo educacional de forma séria e em alguns pontos diferente da que meus pais encaravam e não vai aí nenhuma crítica a eles. Só observo que cada família tem uma dinâmica muito particular ligada à rotina profissional e aos valores culturais e afetivos dos pais.Mas em momento algum devemos negligenciar em acompanhar os filhos na idade escolar.


Priscilla: A senhora acredita que a construção da auto-estima da criança ajuda a torná-lo um adulto seguro e confiante?

Acredito sim, e é claro que existem as exceções, pessoas que tem o que se chama hoje em dia de inteligência emocional, também conhecidos como sobreviventes.Nem todo mundo nasce num lar onde permeia o respeito, amor, atenção e cuidados. Sabemos que quando desempenha o mínimo da sua função faz a diferença, pois com alguém para nos proteger, nos dar amor e atenção tudo fica mais fácil e todos ganham. Infelizmente nem todos é um mar de rosa, são tantos obstáculos, dificuldades, e isso não funciona de forma lógica, muitas vezes os pais estão precisando até mais que os filhos. Basta olhar ao nosso redor e podemos contemplar casos acima citados, e independe de classe social, cor ou credo religioso.

Priscilla: Diretora, a sra. considera que a participação dos pais no estudo do filho desperta maior interesse pelo o ato de estudar e está mais inserida no contexto educacional?

- Sim,de um modo geral a participação dos pais na vida dos filhos é sempre estimulante. Mas gostaria de citar um exemplo: o de pais analfabetos. Eles não podem objetivamente ajudar nos deveres, mas o interesse deles já representa muito, esse foi o que vi dentro da minha casa, meu pai analfabeto e minha mãe apenas com o 3º. ano primário e sempre nos estimularam a ponto de ter 4 filhos com nível superior com especialização e mestrado, dois nível médio técnico, pela Escola Técnica Federal do Ceará e uma com ensino médio, todos são pais exemplares também.
No caso dos pais que podem ajudar existe sempre a medida de não fazer pela criança, mas deixá-la fazer sozinha, apenas supervisionada, deixar que faça suas descobertas e sem dúvida essa criança será mais destemida, segura e com bastante autonomia.

Priscilla: Diretora para concluir esse tempo maravilhoso nos diga o que fazer para interagir com a criança de maneira educativa e divertida ao mesmo tempo:

- Antes de tudo se faz necessário o exercício da paciência, motivada pelo amor e a ciência da missão que nos foi confiada, educar, preparar para o mundo, os filhos não são nossos.Todavia prepará-los para o amanhã é nossa obrigação. Portanto devemos estimular os filhos a ter prazer no aprendizado e isso passa por uma participação efetiva no universo escolar deles, como ir às reuniões, às feiras do livro, de ciências, onde eles apresentam os trabalhos que fizeram. Você acaba sabendo mais um pouco do mundo deles, quem são os melhores amigos, os professores preferidos, coisas engraçadas que acontecem, suas descobertas, como se comportam longe dos pais e especial no ambiente da aprendizagem. O humor, assim como o amor, aproxima muito. É bom também ir junto ao cinema, às livrarias, às exposições, tomar sorvete, ir ao circo, comer pipoca, entusiamá-lo a participar daquela festinha, ir alugar a fantasia com ele é muito prazeroso e amanhã ele agradecerá todo esse cuidado e participação na sua vida. Se eles quiserem, é claro.
Ainda gostaria de enfatizar que os filhos crescem eles não esperam que tenhamos tempo, e só lembrando que tempo é questão de organização.
Quero finalizar com essa citação desse personagem americano, Henry Peter: "A educação faz com que as pessoas sejam fáceis de guiar, mas difíceis de arrastar; fáceis de governar, mas impossíveis de escravizar".

Nenhum comentário:

Postar um comentário