quinta-feira, 23 de junho de 2011
O PROJETO SUSTENTABILIDADE DAS TRADIÇÕES NORDESTINAS ESTÁ BOMBANDO
Justificativa: Em meio à evolução e em busca do conhecimento do passado para compreendermos nosso presente e sonharmos com um futuro melhor idealizamos mergulhar no passado da história do nosso Nordeste, exclusivo o Ceará com o objetivo de resgatar nossos costumes, tradições, estilo de vida do homem do campo, seu modo de se divertir, sua gastronomia, comidas típicas, a economia de subsistência, ferramentas de trabalho, meio de comunicação, meio de locomoção, seu vocabulário, aspectos sociais, a cultura, músicas, danças, instrumentos musicais, estilos literários, o folclore etc. Buscar informações do que é conservado e identificar meios para conservar a cultura e tradição da vida no campo. Buscar a sustentabilidade das tradições sertanejas no interior do Brasil é o desafio da comunidade educativa Raio de Luz.
O projeto está em concordância com o nosso projeto macro, Sustentabilidade, todos os projetos e atividades a serem desenvolvidas deverão fazer link com este.
O projeto meio ambiente é subprojeto do projeto Sustentabilidade das tradições que em paralelo estar trabalhando a informação e conscientização do cuidado com a natureza a partir do sertão.
Meios de preservar o meio ambiente como também nossa cultura são temas gerais do projeto.
Nosso alvo para 2011 é que montemos um museu diferente e que tenha a participação de toda comunidade educativa trazendo a recordação das coisas antigas do nosso sertão. Nome do museu Meu Nordeste é assim... professores, alunos e pais devem juntos agir.
E durante todo o mês o meio ambiente vamos sem deixar de deixar de frisar as práticas de ontem e de hoje, o que ficaram perdidas e fora de uso em virtude de avanços tecnológicos, enfatizando que a tecnologia é algo muito bom, mas não podemos esquecer nosso passado, o dos nossos pais, avôs, bisavôs etc.
Portanto senhores pedimos a compreensão e um olhar diferenciado
para este projeto que fala de nossas tradições, e não é interessante que os alunos se envolvam e deixem de participar do dia mais importante que é o dia de comemorar, nossa colheita, a colheita do conhecimento, de tudo que foi trabalhado e ainda a despedida das
férias escolar.
Divisão dos temas:
Educ. Infantil- ( Inf. II ao 1º. Ano): Brinquedos, brincadeiras, música de ninar e música junina; Ok.
Ens. Fund. I - (2º. ao 4º. Ano): Músicas e Danças juninas;
Ens. Fund. II - (5º. ao 7º. Ano): Literatura (poesias, cordel, causos, desafios), músicas e dança (quadrilha).
Objetivo Geral: O objetivo geral do projeto é resgatar os costumes e tradições da vida no campo, o respeito e a busca do conhecimento da história do nosso povo em compromisso com a sustentabilidade da cultura local e da sustentabilidade do planeta através de práticas que não agridam o meio ambiente como: não as brincadeiras de soltar balão, não as queimadas das plantas, do solo para rotatividade do plantio, e na verdade enfraquece e deixa o solo mais pobre.
Os objetivos específicos serão planejados pelo professor conforme
os níveis dos alunos.
Público: 2 à 14 anos Duração: 20 dias
Idealizadores: Equipe de Trabalho CRL
Desenvolvimento e conclusão: De total responsabilidade do professor e aprovação geral da supervisão, coordenação e direção
Data da culminância: 29/06 Educ. Infantil e 30/06 Ens. Fund. Local: Buffet Espelndore Horário: 19h Entrada: R$ 2,00
Vestuário: Roupas Típicas - responsabilidade da família, aguarda
solicitação dos professores na agenda.
Inscreva-se para a temporada de férias CRL
SUSTENTABILIDADE DO SER...FÉRIAS, LAZER,
DESCONTRAÇÃO, ALEGRIA, PRAZER E AMOR QUE VOCÊ AQUI NO CRL
Ligue e faça já sua reserva. Vagas limitadas.
Crianças a partir de 6 anos e aberta ao público
PROGRAMAÇÃO DE JUNHO
Dia 1º- Inicio do projeto meio ambiente;
Dia 5- Dia do Meio Ambiente;
Dia 6- Inicio do projeto Sustentabilidade das Tradições...;
Dia 10 – Exposição na quadra do CRL dos trabalhos sobre o meio ambiente com apresentações artísticas;
Dia 11- Sábado interativo para o Ens. Fund.;
De 16 a 24/06- Semanas de Avaliação Global;
Dia 18- Sábado interativo para o Ens. Fund.;
Dia 27 e 28/06 – Sessão de cinema
Dia 29- Culminância do Projeto Junino no Buffet Esplendore
para Educação Infantil;
Dia 30- Culminância do Projeto Junino no Buffet Esplendore
para o Ensino Fundamental.
CRL AÇÃO
AS RESOLUÇÕES DO 2º. SEMESTRE:
1- Os pais devem observar e cumprir os horários da escola:
Início das aulas: 7h:15min Término: 11h15min/12h
2- O aluno não poderá permanecer em sala de aula sem estar devidamente fardado (farda completa, tênis preto e meia branca);
3- Fardamento de recreação só poderá ser usado no dia da atividade;
4- Proibido uso de farda com tênis de cor, meia de cor, chinelo etc.
5- O aluno que deixar de realizar as atividades propostas para casa
/classe por mais de 3 vezes ficará suspenso até o comparecimento de um responsável para ficar ciente da situação do aluno.
6- É imprescindível a apresentação do documento de identidade para a saída do aluno (Infantil/Fundamental) da escola em qualquer turno com portador diferente daquele que habitualmente exerce essa função.
7- O aluno do Ensino Fundamental que chegar atrasado no 1° horário e ainda estiver dentro da tolerância de 10min, deverá esperar o assistente, que o levará até à sala de aula. Caso ultrapasse esse tempo, aguardará a próxima aula.
8- Providenciar urgente os livros paradidáticos do 3º. 4º.bimestres e iniciar a leitura em casa.
“Um país se faz com homens e livros” - Monteiro Lobato
“Origem e Evolução da Quadrilha*
Fonte: http://www.cesb.com.br/cesb/festajunina.html
- Colaboração: Phoenix
De onde vem a quadrilha? Não há dúvida alguma que ela chegou ao Brasil através da França. O próprio pesquisador Mário de Andrade a define como "dança de salão, aos pares, de origem francesa, e que no Brasil passou a ser dançada também ao ar
livre, nas festas do mês de junho, em louvor a São João, Santo Antônio e São Pedro. Os participantes obedecem às marcas ditadas por um organizador de dança. O acompanhante tradicional
é a sanfona".
Os estudiosos e pesquisadores musicais dizem que ela foi introduzida no Brasil no século de 19, com a vinda da Corte Real Portuguesa e com as várias missões culturais francesas que estiveram no país na mesma época.
E a quadrilha chegou, a São João, Santo Antônio e São Pedro.
Para não mais deixar. Hoje já se sabe que a quadrilha, apesar de sua difusão francesa, tem origens um pouco diferentes.
Estudos comparativos, realizados, principalmente por
pesquisadores musicais, colocam o nascimento da quadrilha na Inglaterra. Foi naquele país, por volta dos séculos 13 e 14, que teria surgido uma dança popular, executada pelos que trabalhavam
no campo. Era uma dança camponesa, uma dança roceira, uma dança rural. E o que é campo, roça, rural em inglês? A resposta é "country" e a dança executada pelos camponeses era uma "country dance" que nós poderíamos traduzir, ao pé da letra,
em português do Brasil, como sendo uma dança roceira, uma dança rural, uma dança caipira.
A medida que foi se popularizando, principalmente no Brasil e em Portugal, o nome "quadrilha" foi começando a ser usado, seguindo, aliás, uma terminologia utilizada na Espanha e na Itália, onde identificava a contradança, dançada por quatro pessoas.
Desta "quadrilha de quatro" derivou a "quadrilha geral".
* É preciso Casar* .O casamento na roça, uma teatralização que, quase sempre, acompanha e integra uma festa junina, não possui, necessariamente, um modelo único.
Apesar desta variação, há personagens que quase sempre nunca faltam. Claro, o "noivo e a noiva" não podem faltar. Os pais da noiva, principalmente o pai, armado com uma
espingarda daquelas de carregar pela boca, para forçar o noivo a "cumprir o dever".
Os pais do noivo, uma namorada também do noivo, que tenta, na última hora, não deixá-lo casar, amigos e amigas do casal, estão sempre presentes. E o padre, evidentemente. Como se pode ter casamento na roça sem o seu vigário?
Bonachão e transformando-se na figura mais importante da festa, contando, para isso, com a importante contribuição de uma viúva beata. O casamento termina em quadrilha.
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