sexta-feira, 27 de julho de 2012

OLIMPÍADAS 2012 EM LONDRES

OLIMPÍADAS 2012 EM LONDRES
ABERTURA ACONTECE HOJE DIA 27 DE JULHO
Cerimônia de Abertura das Olimpíadas 2012 acontece hoje - Nesta sexta-feira (27) começa em Londres “o maior espetáculo da Terra” — como os Jogos Olímpicos são chamados. As competições serão mostradas com exclusividade em TV aberta pela Rede Record. A audiência mundial deve alcançar 4,8 bilhões de espectadores — mais da metade da população do planeta.
Durante os 17 dias de competições, cerca de 10 mil atletas, de mais de 200 países, serão protagonistas do grande evento. Estrelas como o velocista Usain Bolt, o nadador Michael Phelps, o tenista Roger Federer, os astros da NBA irão competir em Londres. O Brasil conta com 259 atletas e, apesar de alguns desfalques de última hora, mantém a expectativa de ao menos igualar a quantidade de medalhas de Pequim 2008: 15, sendo três de ouro, quatro de prata e oito de bronze.
A Cerimônia de Abertura dos Jogos, com início previsto para as 17h de Brasília, 21h em Londres e três horas de duração, deverá ser acompanhada no Estádio Olímpico por cerca de cem chefes de Estado, entre eles a presidente Dilma Rousseff, que hoje é uma das estrelas do cenário político-econômico internacional e foi recebida com todas as honras na capital inglesa. Londres gastou 9 bilhões de libras esterlinas e quer lucrar 16 milhões com os Jogos Olímpicos.
Sobre a cerimônia, os organizadores britânicos liberaram apenas algumas informações, como a participação de Paul McCartney, apresentações baseadas em peças de William Shakespeare e o toque de um sino, que é o maior da Europa. Daniel Craig, ator dos filmes de James Bond, e até mesmo a rainha Elizabeth devem comparecer.
Na primeira rodada do Torneio Olímpico de Futebol Masculino Londres 2012, o Brasil provou porque é um dos principais favoritos a conquistar a medalha de ouro. A Seleção Brasileira começou a partida contra o Egito mostrando um futebol fantástico e marcando três gols ainda no primeiro tempo, mas na etapa complementar acabou diminuindo o ritmo e a partida terminou em 3 a 2. O Uruguai também não deixou dúvidas sobre as suas ambições com uma vitória aguerrida sobre os Emirados Árabes Unidos.
A surpresa do dia ficou mesmo por conta do Japão, que teve um ótimo desempenho e derrotou a Espanha, atual bicampeã europeia e campeã mundial. A anfitriã Grã-Bretanha decepcionou um pouco. Depois de liderar o placar por boa parte da partida contra o Senegal, os britânicos acabaram sofrendo o gol de empate.
Enquanto isso, a Bielorrússia, estreante no torneio, teve um bom começo na Olimpíada com uma vitória pelo placar mínimo contra a Nova Zelândia. O Gabão foi outro debutante que começou bem, conseguindo arrancar um empate da Suíça. Por fim, as partidas entre México e Coreia do Sul e entre Honduras e Marrocos terminaram empatadas.
Resultados
Grupo A
Emirados Árabes Unidos 1 x 2 Uruguai
Grã-Bretanha 1 x 1 Senegal
Grupo B
México 0 x 0 Coreia do Sul
Gabão 1 x 1 Suíça
Grupo C
Bielorrússia 1 x 0 Nova Zelândia
Brasil 3 x 2 Egito
Grupo D
Espanha 0 x 1 Japão
Honduras 2 x 2 Marrocos
O gol do dia
Honduras x Marrocos, Abdelaziz Barrada (39/1ºT)
O gol do marroquino Abdelaziz Barrada contra Honduras não foi apenas o primeiro do torneio, mas também um dos mais bonitos até agora. Após um cruzamento na entrada da área, Zakaria Labyad ajeitou de cabeça com perfeição para o camisa 10 do Marrocos acertar um forte chute de bate-pronto sem chances para o goleiro hondurenho Jose Mendoza.
Momentos marcantes
Substituição multicolorida
Na partida entre Gabão e Suíça, os torcedores ficaram impressionados com o momento da substituição do africano Axel Meye por Allen Nono. Os dois jogadores eram literalmente parecidos até no cabelo, já que ambos adotam o penteado estilo moicano. A única diferença é que Nono pintou as madeixas de loiro, enquanto o companheiro preferiu a cor vermelha.
Japão “em casa” na Escócia A
seleção nipônica contou com a atmosfera quase de uma partida em casa no Estádio Hampden Park, em Glasgow. Muitos torcedores japoneses compareceram para apoiar o país e rapidamente atraíram para os torcedores locais neutros com uma animada cantoria. Dois torcedores fantasiados de cheerleaders incendiaram a multidão com as danças, bandeiras e balões, contribuindo para que a torcida japonesa crescesse cada vez mais. No final, eles foram recompensados com a surpreendente vitória do Japão contra a favorita Espanha.
Torcedores com febre de bola
Não foi apenas em Glasgow que os torcedores foram acometidos pela febre de bola olímpica. Em Newcastle, a torcida sul-coreana resistiu à chuva e não parou de dançar e tocar tambores. Em Coventry, no jogo entre Bielorrússia e Nova Zelândia, os espectadores fizeram uma ola que durou mais de um minuto, enquanto no Estádio Old Trafford lotado, as barraquinhas de bebidas e comidas tiveram dificuldade para atender à demanda.
O número 52 — Até hoje, o último gol da Grã-Bretanha em um Torneio Olímpico de Futebol Masculino havia sido marcado por Patrick Hasty no dia 1º de setembro de 1960 na vitória por 3 a 2 contra Taiwan. Passados 52 anos, Craig Bellamy voltou a balançar as redes pela seleção britânica em uma Olimpíada, mas a equipe acabou apenas empatando.
O que eles disseram “Vencer a Espanha nos dá um sentimento muito bom. Nunca havíamos conseguido vencer os espanhóis. Agora, queremos fazer de tudo para chegar à próxima fase.” Kensuke Nagai, atacante do Japão
Programação Domingo, 19 de julho (todos os jogos estão no horário local):
Grupo A
Senegal x Uruguai (Londres 17h)
Grã-Bretanha x Emirados Árabes Unidos (Londres, 19h45)
Grupo B
México x Gabão (Coventry, 14h30)
Coreia do Sul x Suíça (Coventry, 17h15)
Grupo C
Egito x Nova Zelândia (Manchester, 12h)
Brasil x Bielorrússia (Manchester, 15h)
Grupo D
Japão x Marrocos (Newcastle, 17h)
Espanha x Honduras (Newcastle, 19h45)
Com informações do fifa.com

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Homenagem a 2ª. Mãe das Crianças: A Vovó

E para deixar esta data mais bonita vamos colorir e imagem
abaixo, depois escreva uma frase carinhosa e entregue a vovó hoje.
E não esqueça de dá aquele abraço de toda equipe CRL
POESIA
A você Vovó que nos cerca de muito carinho, de muito amor.
Que nos faz todas as vontades.
Que nos dá tudo sem nada pedir.
Que nos ama mais que a si própria.
A você, minha querida vovó, que Deus a abençoe cada dia mais.
Que nos dê a bênção de sempre tê-la conosco, nos dando muito
amor, nos passando experiências, nos ouvindo com carinho, nos
'dengando', nos orientando, nos aconselhando, nos suportando
sempre com muita paciência.
Você é para nós, seus netos, um grande exemplo de experiência,
de trabalho, de honestidade, de paciência, de fé, de firmeza,
e principalmente de muito amor.
Amamos você Vovó...
Autor desconhecido

26 de Julho Dia da Vovó

A TODAS AS AVÓS DO CRL AQUELE ABRAÇO
Os idosos merecem respeito e consideração de todos
Os avós são pessoas ligadas a nós através de laços consanguíneos, pois são os pais dos nossos pais.
Assim, cada pessoa tem quatro avós, sendo uma avó e um avô paterno e uma avó e um avô materno.
Os avós merecem consideração e respeito, pois já viveram muito, possuem grande experiência de vida e podem transmitir muitos ensinamentos a todos de sua família. Por isso, ganharam uma data especial, para que fossem homenageados, o dia 26 de julho, que é mais conhecido como o dia da vovó.
O surgimento e criação dessa data foi em homenagem aos avós de Jesus Cristo, Joaquim e Ana, cujas pequenas informações aparecem no evangelho de Tiago. Registros históricos mencionam que em 1889, na cidade de Jerusalém, foram encontrados os túmulos onde Joaquim e Ana foram enterrados.
No dia da vovó podemos fazer várias programações para distraí-los, além de se tornar uma diversão para a família, como: fazer um passeio num parque, assistir a um filme do gosto deles, fazer uma reunião de família onde todos possam expressar seu amor e carinho pelos mesmos, etc.
Além disso, oferecer lembrancinhas e presentes para agradá-los também é uma forma de mostrar que são amados e que recebem consideração. Os objetos a serem oferecidos devem estar de acordo com as idades e os interesses dos avós, para não ficarem guardados. Normalmente gostam de perfumes suaves, cremes, sabonetes, pijamas ou camisolas de malhas confortáveis, roupões de banho, chinelos que acondicionem bem os pés, sapatos baixos e confortáveis com solado antiderrapante, dentre vários outros.
Os idosos também gostam muito de ser ouvidos. Quando encontram pessoas que lhes dão atenção, gostam de relembrar os tempos passados, da época em que eram jovens e contar casos engraçados e interessantes.
Hoje em dia existem leis que favorecem os idosos, isso é questão de respeito com os mesmos e devemos acatá-las. Assim, os idosos têm o direito de entrar na frente das filas, não pagam passagens de ônibus, possuem vagas especiais em estacionamentos, dentre outros. É muito justo que isso aconteça, pois seus corpos já não são mais capazes de suportar o cansaço que pessoas mais novas conseguem.
Por Jussara de Barros Graduada em Pedagogia Equipe Brasil Escola

segunda-feira, 23 de julho de 2012

20 de julho dia da Conquista da Luz

“Um pequeno passo para um homem, mas um enorme salto para a humanidade” Neil Armstrong, astronauta Para celebrar e recordar este importante dia para a humanidade, comemora-se, em 20 de julho, o Dia da Conquista da Lua. A chegada do homem à Lua aconteceu por volta das 23 horas, horário oficial de Brasília, em 20 de julho de 1969. A bordo da espaçonave Apollo 11, estavam Neil Armstrong, Edwin Aldrin (também conhecido como Buzz) e Michael Collins, que cumpriram com êxito a missão de aterrissar na Lua. A espaço nave Apolo 11 levantou vôo em 16 de julho do mesmo ano. Enquanto Collins permanecia em outro módulo, em órbita lunar, Armstrong foi o comandante e pilotou a espaçonave com o auxílio de Aldrin. Por quase duas horas e meia, os dois coletaram amostras do solo lunar, fizeram experimentos e tiraram fotografias, fato que, até hoje, causa dúvidas em relação à sua veracidade, pois muitas pessoas ainda não acreditam que o homem realmente pisou na Lua.
O projeto Apollo custou 50 bilhões de dólares. Este valor contabiliza todo o processo, desde a Apollo 1 – espaçonave que, ainda na plataforma, teve seus três tripulantes mortos na cápsula, durante os testes que antecipariam o lançamento, em 1967. Estima-se que cerca de 1,2 bilhão de pessoas acompanharam este momento histórico, via satélite, em todo o mundo. A cobertura deste acontecimento reuniu 850 jornalistas de 55 países. A Apollo 11 voltou à Terra em 24 de julho de 1969, aterrissando no Oceano Pacífico, perto do Havaí. Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Corrida espacial
A Corrida Espacial foi uma disputa entre a União Soviética (URSS) e os Estados Unidos (EUA). O objetivo desta disputa era estabelecer qual a nação que seria “superior” e pioneira em relação aos projetos de tecnologia espacial. Diante disso, as duas potências investiram pesado em experimentos espaciais. Efetivamente, a corrida teve inicio com o lançamento do satélite artificial soviético, Sputnik 1, em outubro de 1957, e terminou em julho de 1975, com o projeto Apollo-Soyuz, em cujo desenvolvimento americanos e soviéticos uniram as forças. A Corrida Espacial foi fundamental para o sucesso do Apollo 11, pois foi graças aos grandes investimentos dos dois países que foram acelerados os avanços científicos/tecnológicos para o lançamento da espaçonave que levou o homem à Lua.

sábado, 7 de julho de 2012

terça-feira, 3 de julho de 2012

QUAL A MELHOR DIVERSÃO PARA CADA IDADE?


Qual a melhor diversão para cada idade?

A educadora Adriana Friedmann, autora dos livros A Arte de Brincar eDesenvolvimento da Criança através do Brincar, indica a melhor brincadeira para cada faixa etária

21/06/2012 13:21
Texto Marina Azaredo
Educar
Foto: Mauricio Mello
Foto: brincadeiras
As crianças precisam de desafios, iniciação aos esportes, contato com a natureza e visitas a museus

Você já parou para pensar no que o seu filho faz quando está fora da escola? Assiste TV, pratica esportes, brinca com amiguinhos? Nas férias, nos fins de semana ou no contraturno, é natural que as crianças (e os pré-adolescentes, claro) queiram se divertir, mas os pais devem estar atentos às brincadeiras dos pequenos (e mesmo daqueles que não são mais tão pequenos), pois há atividades adequadas e inadequadas para cada faixa etária. 

A educadora Adriana Friedmann, autora dos livros A Arte de Brincar eDesenvolvimento da Criança através do Brincar, explica que o "brincar" deve ter lugar prioritário na vida da criança. "Brincar é fundamental na infância por ser uma das linguagens expressivas do ser humano. Proporciona a comunicação, a descoberta do mundo, a socialização e o desenvolvimento integral", afirma. 

De acordo com a educadora, o "brincar" é composto por vários elementos: uma estrutura (começo, meio e fim), os meios (como brincar), os fins (por que brincar), o conteúdo (a temática da brincadeira), as regras, o espaço, o tempo, os brinquedos, os parceiros e um comportamento lúdico (ações e reações daqueles que brincam). "Historicamente o homem sempre brincou, através dos diversos povos e culturas e no decorrer da história, sem distinção, nas ruas, praças, feiras, rios, praias, campos. Mas, ao longo do tempo, as formas de brincar, os espaços e tempos de brincar, os objetos de brincar e os brincantes foram se transformando", afirma Adriana Friedmann. Leia mais sobre a história da infância na reportagem O fim da infância.

Segundo a educadora, brincar sempre foi essencial para o ser humano, mas é uma ação que está perdendo seu espaço físico e temporal. Entre as causas dessa perda de espaço estão o crescimento das cidades, a ausência de locais públicos voltados para o lazer, o fato de as crianças terem muitas atividades extracurriculares, a falta de segurança e a inserção da mulher no mercado de trabalho, o que diminuiu o tempo das crianças perto da família. 

Tudo isso provocou uma redução na quantidade de tempo que as crianças dedicam a brincadeiras. Para não deixar que o seu filho cresça sem saber o que são brincadeiras como esconde-esconde e amarelinha, é preciso que você entre em ação, acompanhe as atividades dele e incentive-o a brincar de forma saudável e adequada para a idade. A educadora Adriana Friedmann alerta: cada faixa etária exige um tipo diferente de brincadeira. Veja a seguir quais as atividades mais indicadas para cada idade e, depois, responda ao teste elaborado pela educadora para descobrir se você sabe incentivar o seu filho a brincar de forma saudável e educativa

As melhores brincadeiras de 0 a 3 anos

O que a criança curte nessa fase: As crianças menores gostam de levar objetos à boca, jogá-los e deixá-los rolar. Gostam também de sons, que estimulam o movimento.

O que os pais devem lembrar: Nesta fase, é importante que o adulto esteja sempre por perto. As crianças devem brincar em espaços seguros e sem riscos. Também é preciso observar a alimentação e o sono, pois passeios muito longos podem cansar. Entre zero e 3 anos, é muito importante que a criança tome ar puro e sol e fique em contato com a natureza. Mas é bom observar o horário: das 9 às 11horas ou entre 15 e 16 horas.

Atividades ideais: Aquários, parquinhos infantis, peças ou apresentações musicais infantis, passeios ao ar livre em carrinhos são atividades ideais. 

Ponto de atenção: Não se recomenda exposição à TV, computador ou vídeos. Espaços muito barulhentos e lotados, como shopping centers, não são adequados, pois as crianças precisam de liberdade para se movimentar.

Dica da Adriana: "Nessa idade, o mais importante é que o adulto se adapte ao programa dos menores".

As melhores brincadeiras de 3 a 7 anos

O que a criança curte nessa fase: A criança já tem uma certa independência e gosta de brincar sozinha com irmãos ou amiguinhos.

O que os pais devem lembrar: A partir dos 3 anos, é importante que as crianças participem das escolhas dos programas. Elas já não precisam estar sempre acompanhadas do pai ou da mãe, podendo ficar em companhia de outros adultos, mas sempre sabendo que os pais voltarão para buscá-las. Também é interessante conversar com elas após os programas, tentar descobrir o que elas sentiram, se gostaram, se têm vontade de repeti-lo.

Atividades ideais: Contato com a natureza, com animais, passeios e brincadeiras ao ar livre com equipamentos que as desafiem, como bolas, triciclos ou bicicletas, são ótimas atividades para dias bonitos. Quando estiver frio ou chovendo, atividades artísticas em casa e visita a museus, de preferência interativos, são boas opções.

Ponto de atenção: TV e vídeos já são permitidos, mas apenas por curtos períodos diários.

Dica da Adriana: "Nesta idade, a crianças já falam e sabem explicar o que gostam, o que lhes provoca medo, o que querem ou não".

As melhores brincadeiras de 7 a 10 anos

O que a criança curte nessa fase: Quando chegam ao Ensino Fundamental, as crianças querem e procuram companhias da mesma idade. Gostam de acampamentos, espaços ao ar livre e parques.

O que os pais devem lembrar: A companhia de outras crianças da mesma idade é recomendável e muito salutar. Atividades como acampamentos e idas a clubes e a parques proporcionam essa convivência. Nessa faixa de idade, as crianças também já podem passar alguns períodos sozinhas, para que escrevam, pintem e brinquem do que tiverem vontade.

Atividades ideais: As crianças precisam de desafios, iniciação aos esportes, contato com a natureza e visitas a museus. Leitura e jogos de tabuleiro também são boas opções, principalmente para dias frios ou nublados, quando preferem ficar dentro de casa. O contato com instrumentos musicais também é muito interessante.

Ponto de atenção: TV, vídeo e computador devem ser limitados. Como nessa idade as crianças já são mais independentes, é preciso atenção com comidas fora de casa, principalmente com fast food e com petiscos rápidos.

Dica da Adriana: "Como as crianças já têm discernimento, os eletrônicos, se usados por longos períodos, têm o poder de atrapalhá-las".

As melhores brincadeiras de 10 a 12 anos

O que o pré-adolescente curte: Esta é uma fase de autonomia em que os jovens procuram outros da mesma idade, esportes diversos, saídas em grupo.

O que os pais devem lembrar: É uma fase que deve ser acompanhada pelos adultos com muita conversa e orientação. É importante que os pais conheçam as companhias dos filhos e estimulem a convivência com outras crianças da mesma idade.

Atividades ideais: Iniciar o aprendizado de novas habilidades, como esportes, instrumentos musicais e técnicas plásticas, pode ser interessante nesse período. Centros de convivência e clubes costumam oferecer atividades em grupo ideais para essa faixa etária. Livros e música também são sempre uma boa pedida.

Ponto de atenção: TV, computador e vídeo ainda devem ser acompanhados de perto, tanto no tempo de exposição quanto nos conteúdos.

Dica da Adriana: "Dos 10 aos 12 anos, os pais também devem orientar os filhos no uso do dinheiro, em como usar transporte público, como se locomover, se proteger e se deslocar na rua ou em espaços públicos".