sexta-feira, 27 de julho de 2012

OLIMPÍADAS 2012 EM LONDRES

OLIMPÍADAS 2012 EM LONDRES
ABERTURA ACONTECE HOJE DIA 27 DE JULHO
Cerimônia de Abertura das Olimpíadas 2012 acontece hoje - Nesta sexta-feira (27) começa em Londres “o maior espetáculo da Terra” — como os Jogos Olímpicos são chamados. As competições serão mostradas com exclusividade em TV aberta pela Rede Record. A audiência mundial deve alcançar 4,8 bilhões de espectadores — mais da metade da população do planeta.
Durante os 17 dias de competições, cerca de 10 mil atletas, de mais de 200 países, serão protagonistas do grande evento. Estrelas como o velocista Usain Bolt, o nadador Michael Phelps, o tenista Roger Federer, os astros da NBA irão competir em Londres. O Brasil conta com 259 atletas e, apesar de alguns desfalques de última hora, mantém a expectativa de ao menos igualar a quantidade de medalhas de Pequim 2008: 15, sendo três de ouro, quatro de prata e oito de bronze.
A Cerimônia de Abertura dos Jogos, com início previsto para as 17h de Brasília, 21h em Londres e três horas de duração, deverá ser acompanhada no Estádio Olímpico por cerca de cem chefes de Estado, entre eles a presidente Dilma Rousseff, que hoje é uma das estrelas do cenário político-econômico internacional e foi recebida com todas as honras na capital inglesa. Londres gastou 9 bilhões de libras esterlinas e quer lucrar 16 milhões com os Jogos Olímpicos.
Sobre a cerimônia, os organizadores britânicos liberaram apenas algumas informações, como a participação de Paul McCartney, apresentações baseadas em peças de William Shakespeare e o toque de um sino, que é o maior da Europa. Daniel Craig, ator dos filmes de James Bond, e até mesmo a rainha Elizabeth devem comparecer.
Na primeira rodada do Torneio Olímpico de Futebol Masculino Londres 2012, o Brasil provou porque é um dos principais favoritos a conquistar a medalha de ouro. A Seleção Brasileira começou a partida contra o Egito mostrando um futebol fantástico e marcando três gols ainda no primeiro tempo, mas na etapa complementar acabou diminuindo o ritmo e a partida terminou em 3 a 2. O Uruguai também não deixou dúvidas sobre as suas ambições com uma vitória aguerrida sobre os Emirados Árabes Unidos.
A surpresa do dia ficou mesmo por conta do Japão, que teve um ótimo desempenho e derrotou a Espanha, atual bicampeã europeia e campeã mundial. A anfitriã Grã-Bretanha decepcionou um pouco. Depois de liderar o placar por boa parte da partida contra o Senegal, os britânicos acabaram sofrendo o gol de empate.
Enquanto isso, a Bielorrússia, estreante no torneio, teve um bom começo na Olimpíada com uma vitória pelo placar mínimo contra a Nova Zelândia. O Gabão foi outro debutante que começou bem, conseguindo arrancar um empate da Suíça. Por fim, as partidas entre México e Coreia do Sul e entre Honduras e Marrocos terminaram empatadas.
Resultados
Grupo A
Emirados Árabes Unidos 1 x 2 Uruguai
Grã-Bretanha 1 x 1 Senegal
Grupo B
México 0 x 0 Coreia do Sul
Gabão 1 x 1 Suíça
Grupo C
Bielorrússia 1 x 0 Nova Zelândia
Brasil 3 x 2 Egito
Grupo D
Espanha 0 x 1 Japão
Honduras 2 x 2 Marrocos
O gol do dia
Honduras x Marrocos, Abdelaziz Barrada (39/1ºT)
O gol do marroquino Abdelaziz Barrada contra Honduras não foi apenas o primeiro do torneio, mas também um dos mais bonitos até agora. Após um cruzamento na entrada da área, Zakaria Labyad ajeitou de cabeça com perfeição para o camisa 10 do Marrocos acertar um forte chute de bate-pronto sem chances para o goleiro hondurenho Jose Mendoza.
Momentos marcantes
Substituição multicolorida
Na partida entre Gabão e Suíça, os torcedores ficaram impressionados com o momento da substituição do africano Axel Meye por Allen Nono. Os dois jogadores eram literalmente parecidos até no cabelo, já que ambos adotam o penteado estilo moicano. A única diferença é que Nono pintou as madeixas de loiro, enquanto o companheiro preferiu a cor vermelha.
Japão “em casa” na Escócia A
seleção nipônica contou com a atmosfera quase de uma partida em casa no Estádio Hampden Park, em Glasgow. Muitos torcedores japoneses compareceram para apoiar o país e rapidamente atraíram para os torcedores locais neutros com uma animada cantoria. Dois torcedores fantasiados de cheerleaders incendiaram a multidão com as danças, bandeiras e balões, contribuindo para que a torcida japonesa crescesse cada vez mais. No final, eles foram recompensados com a surpreendente vitória do Japão contra a favorita Espanha.
Torcedores com febre de bola
Não foi apenas em Glasgow que os torcedores foram acometidos pela febre de bola olímpica. Em Newcastle, a torcida sul-coreana resistiu à chuva e não parou de dançar e tocar tambores. Em Coventry, no jogo entre Bielorrússia e Nova Zelândia, os espectadores fizeram uma ola que durou mais de um minuto, enquanto no Estádio Old Trafford lotado, as barraquinhas de bebidas e comidas tiveram dificuldade para atender à demanda.
O número 52 — Até hoje, o último gol da Grã-Bretanha em um Torneio Olímpico de Futebol Masculino havia sido marcado por Patrick Hasty no dia 1º de setembro de 1960 na vitória por 3 a 2 contra Taiwan. Passados 52 anos, Craig Bellamy voltou a balançar as redes pela seleção britânica em uma Olimpíada, mas a equipe acabou apenas empatando.
O que eles disseram “Vencer a Espanha nos dá um sentimento muito bom. Nunca havíamos conseguido vencer os espanhóis. Agora, queremos fazer de tudo para chegar à próxima fase.” Kensuke Nagai, atacante do Japão
Programação Domingo, 19 de julho (todos os jogos estão no horário local):
Grupo A
Senegal x Uruguai (Londres 17h)
Grã-Bretanha x Emirados Árabes Unidos (Londres, 19h45)
Grupo B
México x Gabão (Coventry, 14h30)
Coreia do Sul x Suíça (Coventry, 17h15)
Grupo C
Egito x Nova Zelândia (Manchester, 12h)
Brasil x Bielorrússia (Manchester, 15h)
Grupo D
Japão x Marrocos (Newcastle, 17h)
Espanha x Honduras (Newcastle, 19h45)
Com informações do fifa.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário