segunda-feira, 23 de julho de 2012

20 de julho dia da Conquista da Luz

“Um pequeno passo para um homem, mas um enorme salto para a humanidade” Neil Armstrong, astronauta Para celebrar e recordar este importante dia para a humanidade, comemora-se, em 20 de julho, o Dia da Conquista da Lua. A chegada do homem à Lua aconteceu por volta das 23 horas, horário oficial de Brasília, em 20 de julho de 1969. A bordo da espaçonave Apollo 11, estavam Neil Armstrong, Edwin Aldrin (também conhecido como Buzz) e Michael Collins, que cumpriram com êxito a missão de aterrissar na Lua. A espaço nave Apolo 11 levantou vôo em 16 de julho do mesmo ano. Enquanto Collins permanecia em outro módulo, em órbita lunar, Armstrong foi o comandante e pilotou a espaçonave com o auxílio de Aldrin. Por quase duas horas e meia, os dois coletaram amostras do solo lunar, fizeram experimentos e tiraram fotografias, fato que, até hoje, causa dúvidas em relação à sua veracidade, pois muitas pessoas ainda não acreditam que o homem realmente pisou na Lua.
O projeto Apollo custou 50 bilhões de dólares. Este valor contabiliza todo o processo, desde a Apollo 1 – espaçonave que, ainda na plataforma, teve seus três tripulantes mortos na cápsula, durante os testes que antecipariam o lançamento, em 1967. Estima-se que cerca de 1,2 bilhão de pessoas acompanharam este momento histórico, via satélite, em todo o mundo. A cobertura deste acontecimento reuniu 850 jornalistas de 55 países. A Apollo 11 voltou à Terra em 24 de julho de 1969, aterrissando no Oceano Pacífico, perto do Havaí. Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Corrida espacial
A Corrida Espacial foi uma disputa entre a União Soviética (URSS) e os Estados Unidos (EUA). O objetivo desta disputa era estabelecer qual a nação que seria “superior” e pioneira em relação aos projetos de tecnologia espacial. Diante disso, as duas potências investiram pesado em experimentos espaciais. Efetivamente, a corrida teve inicio com o lançamento do satélite artificial soviético, Sputnik 1, em outubro de 1957, e terminou em julho de 1975, com o projeto Apollo-Soyuz, em cujo desenvolvimento americanos e soviéticos uniram as forças. A Corrida Espacial foi fundamental para o sucesso do Apollo 11, pois foi graças aos grandes investimentos dos dois países que foram acelerados os avanços científicos/tecnológicos para o lançamento da espaçonave que levou o homem à Lua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário