quinta-feira, 12 de abril de 2012

13 DE ABRIL DIA DO ANIVERSÁRIO DE FORTALEZA E POSSE DO GRÊMIO ESTUDANTIL CRL 2012



HOJE DIA 13 DE ABRIL TOMARÁ POSSE OS REPRESENTANTES DO GRÊMIO ESTUDANTIL DO CRL, LIBERDADE

O EVENTO ACONTECERÁ PELO MANHÃ ÀS 8H E POR OCASIÃO ESTAREMOS HOMENAGEANDO ESSA DATA TÃO ESPECIAL QUE É A FUNDAÇÃO DE FORTALEZA



Fortaleza completa amanhã 286 anos e a Prefeitura preparou uma programação cultural gratuita durante todo o mês. No dia do aniversário, 13 de abril, o Aterro da Praia de Iracema será palco de vários shows a partir de 19h. A principal atração será o cantor Paulinho da Viola, que desfilará seus sambas elegantes como Timoneiro e Foi um rio que passou em minha vida. Antes, o público poderá conferir apresentações de artistas locais como Quinteto Agreste, Ray Miranda e Gigi Castro.



Senhores pais, alunos, familiares, amigos da escola, professores e demais funcionários, passem na recepção e pegue o livreto com toda programação de festividade preparada para homenagear a nossa linda Fortaleza, terra do sol...


INFORMAÇÕES:

Fortaleza foi fundada em 12 de abril de 1726. A capital do Ceará hoje é conhecida por seu litoral com praias que atraem turistas do mundo inteiro. Da Praia do Futuro até Barra do Ceará, a cidade respira turismo. Saiba mais sobre esta cidade com os textos que o IBGE Teen preparou para você!




UM MAR DE HISTÓRIA

Bem antes de 1726, Fortaleza já existia. O povoado data de 1604 quando o português Pero Coelho de Souza lá aportou. Ergueu o Fortim de São Tiago às margens do rio Ceará e chamou o povoado em volta de Nova Lisboa.
Oito anos depois, novos portugueses, comandados por Martins Soares Moreno, estabeleceram na cidade um posto de defesa na tentativa de expulsar os franceses. E trocaram o nome do forte para São Sebastião.
Sem os franceses, não tardaram a aparecer novos invasores. Os holandeses dominaram a região até 1644. Construíram o Forte Schooneborck, rebatizado de Fortaleza de Nossa Senhora de Assunção pelos portugueses que lá voltaram para retomar as terras.
Foi com este nome que o povoado foi elevado à condição de cidade em 1726. A nova denominação foi sendo reduzida ao longo dos anos até ficar somente Fortaleza.

CULINÁRIA

Através da culinária se pode conhecer muito da cultura de um lugar. Em Fortaleza, como em todo Ceará, encontramos um pouco dos hábitos alimentares dos portugueses, índios e africanos. Graças a essa mistura, veja como é diversificada a culinária cearense.
NA MESA NÃO PODE FALTAR...
Macaxeira, batata-doce, coco e milho, com os quais se faz bolos, cuscuz, mungunzá, canjica, pamonha e pé-de-moleque. Um dos pratos típicos da região é o baião-de-dois, feito com feijão, arroz, manteiga e queijo de coalho.
CARNE SECA
Com ela se faz a paçoca (carne misturada com farinha de mandioca) que acompanha o baião-de-dois.
OUTROS PRATOS TÍPICOS
A panelada, a buchada e o sarrabulho (ou sarapatel).

PRATOS COM SABOR DE MAR...

Lagosta, inúmeras variedades de peixes, camarão, caranguejo e pratos como a peixada, o camarão ensopado a alho e óleo, o caranguejo cozido, as patinhas a milanesa e o casquinho de caranguejo.

DA CANA-DE-AÇÚCAR...

É extraído o caldo para tomar puro ou fazer rapadura e cachaça.
Para não descuidar da saúde, tem fruta para todos os gostos...
Caju, mamão, coco, manga, goiaba, maracujá, cajá, entre outras.
A CAJUÍNA...

É extraída do caju para se tornar uma bebida fermentada de gosto doce e suave.
Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística


Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/fortaleza/fortaleza.php

TOUR EM FORTALEZA





HISTÓRIA DE FORTALEZA - CE

A história de Fortaleza começou há muitos anos atrás, quando a cidade surgiu ao redor do Forte de Nossa Senhora da Assunção, construído pelos portugueses. Ao redor do forte, surgiu um povoado, que deu origem à quinta maior cidade brasileira. O visitante que chega a Fortaleza, hoje uma metrópole admirada por turistas do mundo inteiro, dificilmente imagina que ela parecia ter poucas chances de evoluir.
Enquanto Capitania, O Ceará não recebia atenção alguma. A conquista da Capitania começou em 1603, com a bandeira de Pero Coelho de Souza que fundou o Forte de São Tiago na Barra do Ceará. Sua ocupação oficial foi iniciada por Martim Soares Moreno, o capitão português que serviu de inspiração para um dos personagens centrais do romance "Iracema" de José de Alencar, recuperando e ampliando o Fortim de São Tiago, e rebatizando o novo forte de Forte de São Sebastião.
O Forte foi ocupado por uma expedição holandesa, que dominou o Ceará de 1640 a 1644. Derrotada pelos índios, voltou seis anos depois à Região, comandada por Matias Beck, que ergue o Forte Shoonemborch às margens do Riacho Pajeú. A explusão definitiva dos holandeses ocorreu em 1954 pelo comandante português Álvaro de Azevedo Barreto, que muda o nome do Forte para Nossa Senhora da Assunção.
A criação do município de Fortaleza se deu a 13 de abril de 1726, quando a povoação do Forte foi levada à condição de vila.
Somente em 1823 o Imperador Dom Pedro I elevou a vila à categoria de cidade.
No século XX Fortaleza passa por grandes mudanças urbanas, entre melhorias e o êxodo rural, e cresce muito chegando ao final da década de 1910 sendo a sétima cidade em população do Brasil. Entre as décadas de 1950 e 1960 a cidade passa por um crescimento econômico que supera 100% e começa a ocupação de bairros mais distantes do centro. Ao final dos anos 70 começa a despontar como um futuro pólo industrial do Nordeste com a implantação do Distrito Industrial de Fortaleza. Durante a abertura política após o Regime Militar o povo elegeu a primeira mulher prefeita do Ceará, Maria Luiza e a primeira prefeitura comandada por um partido de esquerda. No final do século a administração da prefeitura e a cidade passam por diversas mudanças estruturais com a abertura de várias avenidas, hospitais, espaços culturais e despontando como um dos principais destinos turísticos do Nordeste e do Brasil.


CIDADE DE FORTALEZA - CE


Fortaleza, belos cenários que merecem ser admirados !!!
Quem escolhe a capital cearense como destino certamente vai encontrar as mais belas praias paradisíacas, muito sol o ano inteiro e as noites mais animadas do nordeste. Além de encontrar ótimas opções de hospedagem de todos os gostos e bolsos sem abrir mão do conforto, estilo e charme que você merece, confira tudo isso e venha para Fortaleza...
...Terra quente e de poucas chuvas, Fortaleza tem uma natureza exuberante no que se refere às suas praias de verdes mares, à grandiosidade de suas dunas, à força dos ventos e à sua luminosidade intensa. Com uma temperatura média de 27 graus, apresenta um verão permanente e seu povo hospitaleiro é conhecido por uma contagiante alegria de viver.

CIDADE DE FORTALEZA - CE
Fortaleza, belos cenários que merecem ser admirados !!!
Quem escolhe a capital cearense como destino certamente vai encontrar as mais belas praias paradisíacas, muito sol o ano inteiro e as noites mais animadas do nordeste. Além de encontrar ótimas opções de hospedagem de todos os gostos e bolsos sem abrir mão do conforto, estilo e charme que você merece, confira tudo isso e venha para Fortaleza...
...Terra quente e de poucas chuvas, Fortaleza tem uma natureza exuberante no que se refere às suas praias de verdes mares, à grandiosidade de suas dunas, à força dos ventos e à sua luminosidade intensa. Com uma temperatura média de 27 graus, apresenta um verão permanente e seu povo hospitaleiro é conhecido por uma contagiante alegria de viver.

Fortaleza é a porta de entrada do Nordeste, pois está localizada estrategicamente logo abaixo da linha do Equador. Metrópole moderna, do mar verde-azulado, das belas praias, do vento suave e do povo alegre e hospitaleiro. Lugar para se ver, ouvir, sentir, guardar na lembrança e nunca mais esquecer !
É a rota mais curta do Brasil para Europa, Estados Unidos, África, a apenas 6 horas e meia de vôo, além de estar na metade do caminho para se chegar a outros Estados do Brasil.
Por tudo isso e muito mais, Fortaleza se destaca como portão Internacional aéreo e marítimo da América do Sul para turismo, negócios e eventos.
Aqui na capital do estado do Ceará, tudo é pensado e voltado para o turismo, onde a tranqüilidade e agito convivem em total harmonia.
Com uma excelente infra-estrutura de hotéis, praias e belezas naturais da costa do Sol Nascente e Sol Poente, Fortaleza é hoje uma das cidades que mais recebem turistas no Brasil
Distância do Aeroporto Internacional Pinto Martins até
Centro da cidade 10km, aproximadamente 20 minutos
Centro de Convenções 16km, aproximadamente 25 minutos
Praia do Futuro 18km, aproximadamente 35 minutos
Praia de Iracema 12km, aproximadamente 25 minutos
Praia do Meireles 15km, aproximadamente 30 minutos
Praia do Mucuripe 16km, aproximadamente 30 minutos
Praia do Cumbuco 37km, aproximadamente 1 hora
De Fortaleza até
Aquiraz 26km33
Acesso pela CE-040
Aracati 149km
Acesso pela BR-116, CE-040, BR-304
Beberibe 74km
Acesso pela BR-116 e CE-040
Canoa Quebrada 156Km
Acesso pela BR-116,BR-304 ou CE-040 pegar BR-304 em Aracati
Caucaia 8km
Acesso pela BR-222
Cumbuco 30Km
Acesso pela BR-222
Jericoacoara 281Km
Acesso pela BR-222 e CE-161
Lagoinha 97 km
Acesso pela BR-222
Morro Branco 80Km
Acesso pela CE-040
Paraipaba 175km
Acesso pela CE-085, CE-483, BR-222 e CE-423

PONTOS TURISTICOS DE FORTALEZA - CE

PRAIAS

Praia do Futuro
Um pouco mais afastada da área urbana, tem águas mais limpas; os fortes ventos provocam ondas mais altas e fortes. Além das praias, outra atração são as barracas de praia com uma estrutura comparável a hotéis: piscinas, play ground, palcos para shows de música e humorismo. É possível aproveitar todo o dia e toda a noite nas grandes barracas.

Praia de Meireles
É o trecho de praia ao redor da Feirinha de Artesanato e do Clube Náutico de Fortaleza. A área concentra grande número de hotéis, restaurantes, lojas e outros serviços turísticos; muitas vans de turismo, que oferecem tours na cidade e redondezas, têm o Meireles como ponto de saída e chegada. Também no Meireles, com suas largas calçadas, encontram-se diversas barracas à beira-mar. As barracas têm em geral acesso ao calçadão e à areia da praia, sendo convenientes tanto para descansos rápidos durante uma caminhada como para um almoço à beira-mar

Essa área é bastante movimentada todo o dia e grande parte da noite. As pessoas vem nesta praia p/ caminhar, almoçar e jantar, comprar artesanato e lembranças na feirinha (após o entardecer), ou apenas passear e apreciar o ambiente de beleza e tranquilidade.

Praia de Mucuripe
É a continuação da Praia do Meireles, na direção leste; não há um claro marco divisório entre essas praias. O calçadão de Mucuripe é um pouco mais estreito que o do Meireles, mas é largo o suficiente para atrair diversas pessoas, que vêm para passear, caminhar ou assistir às peladas nas quadras de areia. No final da praia, no trecho próximo ao Porto de Mucuripe, pode-se ver diariamente uma profusão de jangadas e outros barcos rústicos.

Existem diversas jangadas turísticas espalhadas por Fortaleza, para que os turistas tirem fotografias; em Mucuripe, as jangadas são de fato utilizadas como meio de vida pra diversas famílias de pescadores. No final da avenida beira-mar, encontra-se o mercadinho de peixes e frutos do mar; pode-se não apenas admirar a fartura de peixes, lagostas, lulas e crustáceos, mas também comprar pequenas porções e levá-las para que sejam preparadas em pequenas barracas, no próprio mercado. É do Mucuripe também que partem os passeios de barco; as embarcações podem levar algumas dezenas de pessoas, e aparentemente são vistoriadas para garantir a segurança dos passageiros. Informe-se nos quiosques localizados nas calçadas da praia.

Praia de Iracema
Limitada por quebra-mares, a Praia de Iracema é reta, suas ondas são fortes, possui recifes e areia grossa e escura. Berço da cultura e história cearense , a praia é freqüentada por turistas, artistas e intelectuais. Aqui o turista conhecerá a Ponte dos Ingleses, o Centro Cultural Estoril e a Estátua de Iracema. No calçadão o visitante poderá optar entre bares, restaurantes e casas noturnas.

PASSEIOS

Theatro José de Alencar
Quando se pensou em construí-lo, o Ceará passava por uma fase próspera em sua economia devido ao cultivo do algodão. Também foi nessa época que criou-se o Instituto do Ceará (objetivava estudar História, Geografia e Antropologia ) e fundou-se a Academia Cearense de Letras (foi a primeira do país). Como se vê, o Ceará afogava-se na intelectualidade e foi assim que a idéia de se construir um teatro veio a tona. Já existiam alguns teatros em Fortaleza, mas todos de pequeno porte, portanto nenhum oficial.

Daí, o governante da época, o Sr. Antônio Pinto Nogueira, mandou que fosse construída uma verdadeira casa de espetáculos. No coração da cidade está localizado o prédio mais bonito de Fortaleza: o Theatro José de Alencar, verdadeira jóia arquitetônica. No final do século passado este espaço era ocupado por apenas duas instituições: o Batalhão de Segurança (Polícia Militar) e a Escola Normal Pedro II. Em 1908, parte do prédio do Batalhão de Segurança foi cedido pelo Governo Estadual para a construção do Theatro José de Alencar.
Fonte: www.issoebrasil.com

Parque do Cocó

O Parque do Cocó está situado às margens do Rio Cocó e é A maior zona ecológica urbana da América Latina, com 400 hectares de superfície.
Ele pode ser dividido em dois parques:
Parque Adahil Barreto (Antigo Cocó): Numa área de 44 ha, conta com play-groud, restaurantes, pista para cooper, trenzinho para crianças, pombal e extensa área verde.
Parque do Cocó (Novo Cocó): Áreas verdes, bosques, quadras esportivas, pista para cooper, anfiteatro, lanchonetes, inclusive um imenso mangue, com sua flora e fauna características.
Beach Park
É considerado o maior Parque Aquático da America Latina, com diversas atrações para toda família.



Nossos verdadeiros sentimentos aso ministro do humor brasileiro, nosso conterrâneo Chico Anísio.




FORTALEZA CHORA A PARTIDA DO NOSSO IRMÃO CHIGO ANÍSIO O MESTRE DO HUMOR BRASILEIRO. SAUDADES!!!

Um comentário:

  1. Lembro de quando eu era bem pequenina e que eu estudava no CRL, bons tempos!!! :)
    =Gabriella Vidal

    ResponderExcluir