quarta-feira, 11 de abril de 2012

Comunicado do dia 11-04-2012 Assunto: Medidas Profiláticas

Srs pais e responsáveis,




Um “estranho visitante” Pediculus humanus (piolho) anda a passear na cabecinha de algumas das nossas crianças. Gostaríamos de contar com a colaboração dos senhores, no intuito de nos ajudar a exterminá-los. Solicitamos que examinem a cabeça da sua criança e utilizem dos recursos disponíveis nas farmácias para um controle mais efetivo. Certas de contarmos com a sua presteza, antecipamos os nossos agradecimentos.

Pediculus humanus (piolho) tem tratamento?

Os piolhos são problemas enfrentados por muitas crianças. Os piolhos nada mais são do que pequenos insetos que vivem no couro cabeludo e se alimentam exclusivamente de sangue humano. Eles possuem um aspecto oval e medem cerca de 2 a 4mm, são transparentes e tornam-se castanhos avermelhados quando se alimentam. As fêmeas põem seus olhos diariamente que ficam agarrados ao cabelo em saquinhos brancos, mais conhecidos como lêndeas.
Os piolhos afetam anualmente cerca de 37% das crianças em idade escolar, e ai se perguntam como as outras crianças pegam piolho? Apesar dos piolhos não voarem, nem saltarem, eles andam e se propagem muito rápido
Através de partilhas chapéus, bonés, cachecóis, pentes, escovas, prendedores de cabelo ou tiaras, faixas, capacetes e roupas; Deitar na mesma cama, sofá ou tapete; Participar de jogos de contato e usar peças de roupa que foram guardadas e armários e gavetas com piolhos ou lêndeas.

Sintomas


Coceira ou picadas em partes diferente da cabeça, movimentação no couro cabeludo. Marcas vermelhas ou feridas na cabeça, às vezes com secreção e crostas. Essas lesões normalmente são encontradas atrás das orelhas ou na nuca. Se ao coçar as feridas elas abrirem, poderão infeccionar e deverão ser tratadas por um médico.

Seguem algumas dicas de Prevenção:






- Se seu filho tem piolhos não o mande à escola, avise o professor e ao estabelecimento da escola para que eles possam tomar medidas preventivas adequadas.
- Mergulhe pentes e escovas em água quente com sabão durante 10 minutos. Adicione em um copo com água, 2 colheres de sal e aplique sobre o couro cabeludo e deixe por algumas horas, enxague bem, repetir 2 vezes na semana.

- Ensine ao seu filho a nunca compartilhar “nada que toque os cabelos”. As crianças não devem deixar ninguém usar seus pentes, escovas, bonés, cachecóis, travesseiros, acessórios de cabelo e capacetes. Elas tampouco devem pedir esses itens emprestados.

-Lave os cabelos com xampu entre duas e três vezes por semana. Se tiver alguma dúvida ou preocupação, converse com alguém da equipe do posto de saúde local.


PROJETO GERAÇÃO SAÚDE CRL
SEMPRE CUIDANDO DE VOCÊ!

Nenhum comentário:

Postar um comentário